Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Sociedade Musical 8 de Dezembro, banda mais antiga de Duas Barras, foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado. O reconhecimento foi concedido pela Lei 9.965/23, do deputado Renato Zaca (PL), sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 12 de janeiro.
Fundada em 8 de dezembro de 1921, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Duas Barras, a Sociedade Musical é um espaço cultural que oferece gratuitamente aulas de teoria e prática musicais para crianças e jovens.
“A Sociedade Musical 8 de Dezembro merece esse reconhecimento pelo empenho em difundir a cultura no município e proporcionar formação musical de qualidade. Ela está há mais de cem anos fazendo a diferença na vida de centenas de jovens“, elogia Renato Zaca.
A lei autoriza ainda o Poder Público a celebrar convênios com entidades para difundir o conhecimento musical, além de estimular a realização de eventos e atividades desempenhadas pela Sociedade Musical 8 de Dezembro.
A banda já preparou músicos para a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, e há ainda alunos que foram selecionados para as Forças Armadas graças às técnicas adquiridas na 8 de Dezembro.
O grupo de musicistas têm idades que variam de 10 a 90 anos. Sua sede própria, construída em 1954, a banda mostra um acervo de imagens marcantes da sua história, além de troféus e títulos conquistados em concursos e encontros de bandas em âmbito estadual. Agora, o título de Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado vai complementar a lista.