Sociedade Musical São João Batista, de Macuco, faz 105 anos

A Sociedade Musical São João Batista, de Macuco, completou, no dia 1º de março, seus 105 anos de fundação.

A centenária banda de música foi fundada no ano de 1910 e se instalou em uma casa de Abdo Abi-Râmia, sob o comando do maestro e professor Walter Barros, natural de Santa Rita. Mas somente em 1940 foi registrada. Sua sede passou a ser na antiga Rua das Flores, atual Rua Professora Mathilde Peçanha, onde permanece até os dias atuais.

Uma parte da história bastante conhecida é sobre a presidência de Voltaire Vogas, filho de Macuco, em julho de 1946, que, como maestro, fazia retretas na praça quinzenalmente, ensinando aos jovens o amor pela música. O coreto da antiga praça tinha suas iniciais e era uma referência na região. Voltaire se afastou da presidência em 1974, quando a saúde começou a falhar.

Os músicos da banda se apresentam atualmente no município e em toda a região. Durante os festejos de fim de ano na cidade, encantam com sua banda e convidados durante a Cantata de Natal, um lindo espetáculo muito aguardado pelo público. Além deste, se apresentam também em datas cívicas e comemorativas, como a festa de São João, padroeiro da cidade, em junho.

Para comemorar o aniversário neste ano, a banda surpreendeu com uma apresentação pelas ruas da cidade, num cortejo, ou alvorada, e os moradores foram para as portas de suas casas apreciar o espetáculo.

Hoje, a Sociedade Musical São João Batista é composta por 40 músicos, de Macuco, Cordeiro e São Sebastião do Alto, entre outros. São oferecidas, gratuitamente, para crianças a partir dos 7 anos, além de adultos, aulas teóricas e ensaios musicais. Atualmente, há 40 inscritos e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 9h às 11h, 14h às 17h, e às 19 horas. Neste último horário, uma vez por semana. Há também ensaios semanais às segundas-feiras à noite, na sede.

O maestro João Poubel informa que as vagas são ilimitadas. Quem desejar aprender sobre música ou a tocar algum tipo de instrumento é só comparecer à Sociedade Musical São João Batista em algum dos horários descritos.

Segundo o maestro da banda, João Poubel, estes são os planos para o futuro: aumentar o número de associados e ampliar o número de alunos, mantendo acesa a profissão para os futuros jovens de Macuco.

Ver anterior

Duas Barras inicia, em Fazenda do Campo, projeto de acesso à saúde

Ver próximo

Jogos Florais reúnem trovadores de várias partes do país em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!