Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nesta terça-feira, feriado nacional da Proclamação da República, a Sociedade Musical XV de Novembro completará seus 108 anos de história. Para celebrar esta importante data para a cultura do município, a Prefeitura está apoiando a instituição e acontecerá às 6h uma alvorada pelas ruas do centro da cidade e às 18h, uma apresentação na Praça da Matriz.
“Neste dia festivo, nossa Sociedade Musical XV de Novembro completa 108 anos de existência e quem ganha o presente é a nossa amada Cantagalo. Ter uma banda de música é um privilégio, ter a XV de Novembro é uma benção divina!”, destacou Andréa Reis.
Além do citado pela assessora de Cultura, atualmente através de chamamento público, a Prefeitura apoia a Sociedade Musical com um termo de fomento no valor de R$ 3.000,00 mensais mediante a prestação de contas da entidade.
A Sociedade nasceu da união de duas bandas políticas da cidade: a 7 de Setembro e a Flor de Maio. Elas deixaram de tocar entre 1913 e 1914, em decorrência de uma epidemia de febre amarela que assolou a região. Os músicos remanescentes das agremiações decidiram se reunir e fundaram a Sociedade Musical 15 de Novembro – data do primeiro encontro dos músicos da banda.