Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Entrevista: Heitor Purger, vereador líder do governo na Câmara Municipal
Em entrevista ao JORNAL DA REGIÃO (JR), o vereador Heitor Purger (HP), líder do governo na Câmara Municipal, destaca um pouco do seu trabalho ao longo dos seus 16 anos de vereança e de sua pretensão em disputar a sucessão do prefeito Guga de Paula este ano, inclusive contando com seu apoio. “Estive conversando com ele, que me deixou muito à vontade. Por ele me foi colocado que não teria qualquer objeção”, disse.
JR) Quando o senhor entrou na política?
HP – Agradeço a oportunidade em conceder esta entrevista nesse importante veículo de comunicação que, aliás, é indiscutivelmente o melhor da nossa região. Em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar todos os cantagalenses. Quanto à pergunta, esclareço que entrei na política no ano de 1977, no governo de Wilder de Paula, onde tive a honra de exercer vários cargos de assessoramento.
JR) Quais os cargos já exerceu na vida pública?
HP – Já na política eleitoral, fui presidente da OAB/RJ, subseção Cantagalo; fui chefe de Gabinete do então deputado estadual Joaquim Tavares, e, no ano de 1996, fui eleito vereador pela primeira vez, estando, atualmente, exercendo meu quarto mandato consecutivo, o que muito me honrou e gratificou. Neste período, fui presidente da Câmara por duas vezes, líder do governo de Wilder de Paula, e, no atual mandato, tenho o orgulho de ser o líder do governo Guga de Paula, pois, como seu ilustre pai, administra nossa cidade com seriedade, honestidade e realizações, sendo, portanto, uma honra exercer a liderança de um governo que considero exemplar.
JR) Poderia citar alguns de seu trabalhos na Câmara?
HP – Quero ressaltar, nesta oportunidade, que, como vereador, sou autor de inúmeras indicações, dentre as quais destaco a escada do bairro Planalto, construída pelo nosso prefeito Guga. No que se refere às leis de minha autoria, destaco que sou autor da lei de fluoretação das águas de nosso município, da lei que incorporou gratificações dos nossos servidores municipais e, também, sou autor da lei que elevou a localidade de Campo Alegre à categoria de Vila, e, por isso, atualmente, seus moradores podem usufruir de vários benefícios que antes não tinham. Exercendo meus quatro mandatos, pude homenagear vários cantagalenses ilustres, reconhecendo a importância que tiveram quando vivos, criando as leis que deram nome a todas as ruas do bairro Quinta dos Lontras, todas do Loteamento Cruzeiro Bela Vista, várias do Parque das Árvores e Passos dos Reis, estas últimas em parceria com os ilustres vereadores à época, Júlio Carvalho e Ricardo Barros. Destaco, ainda, minha intensa luta para construção de uma ETA (Estação de Tratamento de Água) em nossa cidade, pois dependemos da água vinda de Cordeiro, cuja capacitação é realizada em Monnerat. Não posso deixar de elencar algumas de minhas realizações do período que exerci a presidência da Câmara, dentre as quais destaco a reforma do telhado, com substituição de todas as telhas e parte do madeiramento, sempre respeitando a arquitetura histórica do prédio; construção de salas para funcionamento do arquivo; renovação de todo equipamento de informática, possibilitando a criação do programa de Internet Solidária e do site da Câmara; reforma da antiga frota e aquisição de mais quatro novos veículos, etc., e, ainda assim, conseguimos devolver ao executivo municipal o montante de R$ 349.931,92.
JR) O PP (Partido Progressista) de Cantagalo vai lançar candidato a prefeito este ano? Este candidato será você? Quando será definida a candidatura?
HP – O PP de Cantagalo, do qual tenho a honra de ser presidente, em substituição ao grande líder Wilder de Paula, é um partido grande e muito importante em nossa cidade, pois elegeu o atual prefeito Guga e dois vereadores, sendo um deles o mais votado das últimas eleições, o vereador Antônio Geraldo, e o outro que sou eu, tendo, ainda, nosso partido feito 2.824 votos na legenda para vereador. Nosso partido conta com 300 filiados, aproximadamente, e, com certeza, esse número tende a ser aumentado. Por tudo isso, não tenho dúvidas que nosso partido merece espaço na política de Cantagalo. Quanto a mim, em toda minha vida político-partidária sempre acompanhei o grupo de Wilder de Paula, e, atualmente, estou seguindo o prefeito Guga, votando e pedindo votos para o senado em Francisco Dornelles, deputado federal Luiz Sérgio e deputado estadual André Corrêa. Acredito piamente que tudo isso credencia o PP a lançar candidato próprio a prefeito nas próximas eleições, e, apesar de ser seu presidente, penso que devemos reunir o partido para, democraticamente, analisar a situação. Não faço segredo que na oportunidade colocarei meu nome à disposição de meus correligionários.
JR) Como líder do atual governo, e tendo o próprio prefeito filiado ao seu partido (o PP), espera ter o apoio dele para sua pré-candidatura?
HP – Conversei com o nosso prefeito Guga semana passada, sendo recebido com cordialidade e transparência. Foi uma conversa franca na qual ele entendeu meus argumentos e me deixou à vontade e eu lhe disse que pleiteio ser pré-candidato a prefeito pelo nosso partido, ou seja, do seu lado, e por ele me foi colocado que não teria qualquer objeção.
JR) O presidente do PP estadual, senador Francisco Dornelles, apóia sua pré-candidatura?
HP – Em contato com o senador e presidente nacional do PP, Francisco Dornelles, através de sua assessoria, houve grande receptividade, um grande interesse no partido de dar continuidade ao brilhante trabalho desenvolvido pelo prefeito Guga, tendo o secretário geral do partido se colocado à minha disposição para o que for necessário.
JR) Tendo atuado no primeiro governo de Wilder de Paula (pai do atual prefeito) e sempre ter pertencido ao grupo político ligado a ele, acredita ter o apoio do grupo para sua candidatura?
HP – Essa pergunta é a mais fácil, pois a resposta está na pergunta. Se acompanho o grupo político de Wilder de Paula desde seu primeiro mandato sem jamais ter mudado de partido, não só acredito no apoio do grupo, como tenho certeza que faço jus a lançar o meu nome como pré-candidato a prefeito, o que, como já dito, deverá ser discutido democraticamente com os nossos filiados. Além disso, digo que sou cantagalense, filho de cantagalenses, sempre defendi e defendo Cantagalo, tendo serviços prestados ao nosso querido município, e, graças a Deus, sou conhecido e reconhecido em todo o município, não tendo como enganar ninguém, pois sou o que sou, e todos sabem minha trajetória tanto na vida pública como privada.
JR) Quanto à pesquisa realizada, o que você pensa?
HP – Penso que a verdadeira pesquisa é aquela realizada pela Justiça Eleitoral, ou seja, o que vale é o que sai da urna. Exemplificando, não me esqueço da eleição do senador Dornelles, quando ele não seria eleito por nenhum instituto de pesquisa e, quando foram abertas as urnas, todos sabemos quem foi eleito. Então, não nego que concordei com a realização da pesquisa, porém, ela reflete uma situação e, na minha opinião, falta muita água para passar debaixo da ponte até as eleições.
JR) Em seu quarto mandato de vereador, poderia fazer uma análise do Legislativo atual?
HP – O Legislativo atual é atuante, sério e compreensivo, todos os nossos pares estão imbuídos no sentido do bem-estar para o nosso povo, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade. Assim, reputo que o atual Legislativo, como um todo, vereadores, assessores e servidores é muito bom.