Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Anúncio dos resultados e entrega da premiação será dia 8 (sábado), em Cordeiro
Como forma de incentivar o progresso responsável do ser humano e do planeta Terra, a 4ª Feira de Desenvolvimento Sustentável da Região Centro-Norte Fluminense, envolvendo os municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, tem por objetivo despertar em alunos, professores e demais envolvidos a prática de novos hábitos sustentáveis.
Isso porque já é sabido que o desenvolvimento sustentável é o caminho para a satisfação das diversas necessidades do homem e do ambiente, de forma a não comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social, econômico e cultural. Para tanto, faz-se mais que necessário o incentivo do uso razoável dos recursos naturais, ajudando, dessa forma, a preservar as espécies e o ambiente.
Com o tema ‘Tornar Minha Cidade Sustentável’, a feira visa apontar propostas para a criação de uma cidade sustentável, em que os alunos participantes podem usar várias formas de expressão e transitar por diversas áreas, como saúde, educação, trabalho e renda, trânsito, moradia e pessoas com deficiência. A intenção é possibilitar que todos os participantes, principalmente os jovens, consigam diagnosticar, planejar, monitorar e exercer o controle social com cidadania, aprendendo a vencer desafios e desigualdades.
Faz parte do evento o ‘4º Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável’. Os ganhadores do concurso receberão bicicletas, playStation portable, smartphones e tablets, e os professores orientadores também receberão tablets. O evento de premiação acontecerá no próximo dia 8 de dezembro, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, em Cordeiro.
O ‘4º Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável’ deste ano envolve 10 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, da educação infantil ao ensino fundamental I e II, nos três municípios, com a participação de 53 colégios e escolas. E os números continuam: confecção e elaboração de mais de três mil trabalhos, com a participação de cerca de 300 professores orientadores.
Também com foco na ação social e no desenvolvimento da Região Centro-Norte Fluminense, será realizado, no dia 7 de dezembro, pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), organizadora do evento junto às três fábricas de cimento de Cantagalo – Lafarge, Holcim e Votorantim – uma solenidade em que serão entregues ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) o relatório do Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Inea e a ABCP, e o documento ‘Análise da Contribuição do Coprocessamento como Alternativa de Gestão de Resíduos’, elaborado pela Coppe/UFRJ, bem como a inauguração das estações meteorológicas nas comunidades.
A solenidade ocorrerá no dia 7 de dezembro, na Fazenda Gamela Eco Resort, em Cantagalo (RJ-160, rodovia Cantagalo-Carmo, km 20).