Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A tarifa mínima levará em conta a estrutura tarifária aplicada pela Cedae. Foto: Reprodução/internet
Após assumir a Gestão de Água e Esgoto no município do Carmo, no início deste mês, a Concessionária Rio + Saneamento anunciou novas medidas para a cobrança da conta de água. De acordo com a empresa, a população deverá pagar apenas uma tarifa mínima de consumo de água que será cobrada com descontos até o fim do ano.
Segundo a concessionária, o valor da tarifa levará em conta o enquadramento das categorias a cada residência ou comércio, e também seguirá a estrutura tarifária aplicada pela Cedae. A medida deve permanecer em vigor até a instalação de hidrômetros em todas as residências do município.
Além da cobrança mínima na conta de água, a Rio + Saneamento também afirmou que as tarifas chegarão aos clientes com descontos nos três primeiros meses. Em outubro, a cobrança terá 50% de desconto, em novembro 35%, e em dezembro, 25% de desconto. Após este período a conta será cobrada de forma regular.
Débito automático
Como a nova gestão da Concessionária Rio + Saneamento, clientes que possuem débito automático na conta de água antiga precisam ficar atentos. Isso porque não haverá a transferência automática de pagamentos da Prefeitura Municipal de Carmo (antiga gestora) para a nova concessionária.
Segundo especialistas, após receber a primeira fatura da nova conta, é preciso cadastrar o boleto em débito automático junto ao banco. Se necessário, também é possível solicitar o cadastro pelos canais de relacionamento da nova empresa.
A Rio + Saneamento
A Rio + Saneamento assumiu a gestão de água e esgoto em 22 bairros da Zona Oeste da capital fluminense e em 17 municípios do estado, no último dia 1º de agosto. A empresa, que faz parte do Grupo Águas do Brasil e da Vinci Partners, passará a ser responsável pelo serviço de 2,6 milhões de cidadãos.
O contrato de prestação de serviço irá durar 35 anos, e a concessionária terá que universalizar a gestão de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em até 11 anos. Segundo a empresa, serão investidos R$ 4,7 bilhões em obras de estações de tratamento de esgoto (ETEs) estações de tratamento de água (ETAs), além da implementação de tubulações de esgoto.
Além do município do Carmo, a concessionária será responsável pelo abastecimento de água nas cidades de Bom Jardim, Macuco, Sumidouro, Trajano de Moraes, Natividade, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Ostras, São Fidélis, São José de Ubá, Carapebus, Itaguaí, Seropédica e Vassouras.