Tarifas de água e esgoto ficam 11,82% mais caras em novembro em municípios da região

O reajuste será aplicado aos municípios atendidos pelas empresas Cedae, Águas do Rio, Iguá e Rio + Saneamento. Foto: Reprodução/Internet

 

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) autorizou no dia 6 de outubro o reajuste das contas de água e esgoto para os consumidores do estado do Rio de Janeiro. O aumento na tarifa será de 11,82%.

O reajuste começou a valer desde o último dia 8 de novembro e será aplicado à Companhia de Água e Esgoto (Cedae), e para as empresas que assumiram os serviços do setor em 2021, como Águas do Rio, Iguá e Rio + Saneamento.

Segundo a Agenersa, o reajuste anual é previsto no contrato das concessionárias com a própria agência. O percentual foi definido com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, acumulado entre abril de 2021 e setembro de 2022.

Devido à pandemia de Covid-19, o reajuste anual não foi concedido em 2020. A última alteração no valor das tarifas ocorreu há um ano, tendo como base o período de novembro de 2019 a abril de 2021. O reajuste foi divulgado pelas empresas em seus respectivos sites na internet e em jornais de grande circulação, como determina a lei, e as suas publicações foram comprovadas pela Agenersa“, informou o órgão.

De acordo com a nova medida, as empresas estão autorizadas a aplicar o aumento no início de novembro, no entanto, precisam respeitar o prazo de antecedência de 30 dias para avisar aos usuários sobre o reajuste. Por conta dos prazos diferentes de faturamento, é esperado que consumidores possam receber o novo valor em datas distintas.

 

Rio + Saneamento

A Rio+Saneamento, que administra os serviços de água e esgoto nas cidades serranas de Carmo, Macuco, Bom Jardim e Trajano de Moraes, afirmou que o reajuste chegará aos consumidores a partir do dia 8 deste mês. No entanto, a aplicação dependerá do dia da leitura de cada cliente.

Desde agosto deste ano, a concessionária passou a assumir o abastecimento de água de 22 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro e de outros 17 municípios do estado. Atualmente, a empresa é responsável pelo serviço de cerca de 2,6 milhões de cidadãos.

 

Ver anterior

Câmeras camufladas do Governo do Estado registram Gato-do-mato e Gato-maracajá na Região Serrana

Ver próximo

RJ-116 deve receber 115 mil veículos durante feriado pela República

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!