Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após vistoria do Corpo de Bombeiros no dia 22 de julho, o Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura foi liberado para receber atrações do Festival Sesc de Inverno em Nova Friburgo. A Prefeitura cumpriu todas as exigências feitas pelos bombeiros, que fizeram apenas uma ressalva para a liberação definitiva do teatro, que tem capacidade para 482 pessoas.
– O teatro é o maior equipamento cultural que temos em Nova Friburgo, um dos principais do interior do estado do Rio de Janeiro. Assim, reabrimos um espaço que contará com ótimos shows, ótimos espetáculos e é isso que a população deseja e, por isso, a Prefeitura ficou empenhada nisso – disse a secretária de Cultura, Cristina Sacchetto.
Dentre as exigências do Corpo de Bombeiros, estavam: fixação de barras antipânico nas portas de vidro e saídas de emergência, inversão no sentido de saída da porta principal; ignifugação dos locais necessários – tecidos; fixação de sinalização de emergência para segurança contra incêndio e pânico; aquisição de hidrante; manutenção do sistema preventivo fixo – mangueiras e extintores; fornecimento, dimensionamento e recarga de extintores; troca da porta de acesso ao gerador para tipo corta-fogo; inserção de corrimão na rampa principal; troca do portão metálico na saída lateral e colocação das ferragens antipânico; emissão e anotação de responsabilidade técnica (ART); elaboração de filme curta-metragem com orientações aos frequentadores e confecção do manual de segurança e plano de escape.
A empresa responsável pela adequação do teatro, contratada pela Prefeitura, avisou que tão logo cheguem as portas da fábrica, elas serão substituídas e o Corpo de Bombeiros será convidado para uma vistoria para que depois seja expedido o certificado de aprovação, que é o documento definitivo.
Para a realização do Festival de Inverno, o Sesc protocolou uma alternativa e conseguiu a liberação, como explicou o coronel do Corpo de Bombeiros e, no momento da vistoria, o consultor técnico do Sesc, Wagner Magalhães.
– O Serviço Social do Comércio (Sesc) entrou com um pedido de autorização específica para o Festival de Inverno, junto ao 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, aqui, em Nova Friburgo. Hoje, nós tivemos a vistoria do Major Fábio, chefe da Sessão de Serviços Técnicos, que aprovou completamente todo o sistema de segurança contra incêndio e pânico do teatro, fazendo uma pequena ressalva quanto à porta de entrada principal, que tem a necessidade de ter instaladas travas antipânico. Porém o Sesc vai, em um processo de adequação, substituir essas travas por bombeiros civis profissionais devidamente treinados, que ficarão fixos nesse local para que, em caso de necessidade, eles façam a abertura das portas que já estão abrindo para o logradouro público. Então, com isso, a gente cumpre 100% das exigências do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico da corporação – explicou Wagner Magalhães.