Telefonia celular rural nos distritos de Bom Jardim e Nova Friburgo

Uma ligação para o governador Luiz Fernando Pezão marcou a visita do secretário estadual de Agricultura, deputado Christino Áureo, e do chefe de Gabinete do governador, Affonso Monnerat, no último dia 15 de agosto,  a São José do Ribeirão, distrito de Bom Jardim. O objetivo foi verificar o funcionamento da nova torre de telefonia celular rural implantada na localidade.

Diversas localidades como Sebollas, em Paraíba do Sul, Tapera, em Trajano de Moraes, e outras já receberam o investimento. A intenção do deputado é de que esse projeto avance com mais agilidade a partir do momento que for regulamentada a Lei 6.962, de sua  autoria, sancionada pelo governador Pezão em de 15 de janeiro de 2015, que autoriza o Poder Executivo a conceder tratamento tributário às concessionárias de telefonia móvel que investirem na disponibilização e melhoria de sinal na zona rural.

– A iniciativa atende aos produtores rurais e tivemos apoio do governador Pezão para que, além de melhorar a infraestrutura de estradas vicinais, pudéssemos também melhorar a “estrada da inclusão digital”, oferecendo sinal de telefonia celular e internet para localidades rurais. A operadora sensível à situação que o governo tem enfrentado está implementando com recursos próprios  esses investimentos enquanto aguarda a regulamentação da legislação – afirmou Christino Áureo.

Além da localidade rural de Centenário, outras duas regiões de Nova Friburgo receberão torres para transmissão de telefonia celular: Conquista e Debossan, em Mury. A notícia foi confirmada após uma reunião do prefeito Rogério Cabral (PSD) com representantes da operadora TIM, no dia 14 de agosto.

O licenciamento para a instalação e construção das torres foi dado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para duas das três torres. A terceira aguarda os trâmites legais para o licenciamento, por parte do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, os estudos de solo e a sondagem para as fundações da estrutura das torres foram concluídas.

A torre em Centenário irá beneficiar diversas regiões na zona rural, como Três Picos, São Lourenço, Santa Cruz, Salinas e Barracão dos Mendes.

A instalação foi planejada num centro geográfico estratégico, que permitirá sinal entre a Ceasa de Nova Friburgo e São Lourenço. A segunda torre, em Conquista, também fica num ponto estratégico, que terá alcance em Vieira, Campo do Coelho, Salinas, entre outras localidades próximas.

A instalação e construção das estruturas deve ocorrer num prazo de 15 dias, sendo que a entrega das torres deve ser em 60 dias. A operadora, segundo um engenheiro da Secretaria de Meio Ambiente, precisa de mais 20 dias para instalar sua antena e fazê-la funcionar.

Desde janeiro deste ano, várias reuniões foram realizadas entre a Prefeitura e a operadora TIM. Durante essas reuniões, foi discutida a necessidade de se alterar a legislação municipal e adequá-la ao novo Código Florestal e ao novo Código da Antel (Agência Nacional de Telecomunicações), para ampliar o serviço através de um modelo de lei que já existe em diversas regiões do país.

Apesar de Nova Friburgo ter 82 antenas, o sinal de telefonia celular não abrange diversas partes da cidade. Mas, a partir de agora, áreas rurais do município que sofrem com a falta do serviço, como Santa Cruz e Salinas, que não contam com sinal de nenhuma operadora, não terão mais esse problema.

Ver anterior

Secretaria de Esportes de Cordeiro oferece escolinhas esportivas para várias idades

Ver próximo

PM liberta empresários e filho em Nova Friburgo, mata um sequestrador e prende outros cinco

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!