Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
JR) Por que decidiu por esta profissão, designer?
GH – Os vestibulares que fiz foram todos para a área de comunicação. Sempre me interessei pela comunicação visual. Descobri o curso em Campos dos Goytacazes e me mudei para lá para me formar em design gráfico. Trabalho profissionalmente na área há quatro anos.
JR) Onde tem atuado?
GH – Tenho atuado bastante na região Noroeste fluminense, principalmente com design editorial e marketing, com bons trabalhos de campanha de lançamentos imobiliários para construtoras. Na região de Cantagalo, a procura é maior por sites.
JR) Por que decidiu participar do concurso da Jornada Mundial da Juventude?
GH – Decidi participar por ser um profissional que entende a importância deste evento. Sou um jovem católico e posso oferecer isso para este grande marco para o Brasil, que sediará a jornada mundial. Foi incrível ganhar este concurso com tamanha repercussão. Fico extremamente feliz com isso. É gratificante receber centenas de mensagens do mundo todo apoiando e elogiando o trabalho.
A JMJ é um ato público da fé em Cristo para a Igreja do mundo todo. É emocionante ver jovens de diversas culturas e lugares diferentes se unirem como Igreja de Cristo. Não há diferenças, não há distância, mas um povo unido como o Corpo de Cristo. O Rio de Janeiro sediando a próxima JMJ é algo incrível que também vai avivar a fé e força da juventude brasileira.
JR) Há quanto tempo frequenta a Igreja Católica?
GH – Tenho minha formação religiosa na Igreja Católica, mas, há seis anos, sou mais perseverante na Paróquia do Santíssimo Sacramento. Faço parte da Renovação Carismática Católica e participo mais ativamente dos eventos deste movimento.
JR) Fale um pouco da logomarca da JMJ 2013. Quanto tempo levou e qual foi a inspiração?
GH – A criação teve seu início na oração. Pedi o auxílio do Espírito Santo, meditando a passagem bíblica origem do lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, do Evangelho de São Mateus, capítulo 28. O trabalho da concepção ao envio do material durou cerca de 10 dias.
Com base no trecho extraído do Evangelho de São Mateus, senti a necessidade de expressar uma referência direta a Jesus e ao discípulo. Neste episódio, Jesus se encontra com seus discípulos em uma montanha, assim como o monumento do Cristo Redentor, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro. Em torno dessa imagem, se forma um coração, que possui sentido como o centro, assim como o Rio de Janeiro que acolherá todas as nações.
A referência ao discípulo está presente na composição do coração com o Cristo, assim como os que possuem Jesus em seus corações. Nosso povo possui um coração generoso e acolhedor, que tem sua essência na fé em Cristo.
A parte superior, em verde, inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo da Cidade Maravilhosa, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz.
JR) Explique como foi o critério da escolha da logomarca.
GH – O concurso foi aberto para a participação de qualquer interessado. O comitê organizador recebeu cerca de 200 trabalhos enviados de diversos países para a seleção por um grupo de designers e pela equipe da jornada mundial. Cinco trabalhos selecionados foram enviados para escolha pelo setor responsável por este evento, no Vaticano.
JR) Especula-se que você irá ganhar muito dinheiro com esta vitória. Existe premiação em dinheiro? Já recebeu algum convite para realizar outros trabalhos?
GH – O concurso não teve nenhum tipo de premiação. Para mim, ganhar este concurso e ter meu trabalho reconhecido e usado no mundo todo já é um grande prêmio, com mais valor do que alguma quantia em dinheiro. Tenho recebido alguns contatos para realizar trabalhos na área de design.
JR) Como foi estar no Rio acompanhado de seus pais e ser anunciado vencedor, saudado pelo governador do Estado, pelo prefeito do Rio e pelo arcebispo?
GH – Foi algo inesperado estar apresentando este trabalho para muitas autoridades civis e eclesiais. Meus pais me acompanharam, como sempre fazem, estando ao meu lado nos momentos importantes. No dia do lançamento, eu estava com um misto de emoções, mas confesso que ser recebido por minha comunidade paroquial, pelas pessoas que convivo e amo foi uma emoção maior ainda.
JR) Muita gente ficou surpresa ao ver o nome de Cantagalo no televisão (Jornal Nacional, RJTV, Bom-dia Brasil e Jornal Hoje), nos grandes jornais e diversas outras mídias, principalmente na internet. Tinha noção da repercussão do assunto se fosse o vencedor do concurso?
GH – Sim, já sabia que teria tamanha repercussão com meu nome e fico feliz que o nome da cidade esteja associado a isso, até mesmo nas notícias internacionais. Nossa região precisa valorizar tantos talentos que possui. Esta semana até a presidente Dilma recebeu o trabalho elogiando pelo feito e tomou conhecimento sobre mim e de onde sou.
JR) O seu trabalho será utilizado no mundo todo para divulgar a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro em 2013, com previsão de três milhões de pessoas Presentes, além dos meios de comunicação. O que isso representa para você? Irá fazer outras atividades até o evento?
GH – Acho que vou compreender a dimensão disso tudo somente quando participar da jornada junto com milhões de jovens do mundo todo. Até o evento, estarei gerenciando alguns trabalhos para a comunicação da JMJ.
JR) Certamente, terá a oportunidade de conhecer de perto o papa Bento XVI, que virá ao Rio de Janeiro participar do encontro da juventude. Já pensou nisso? O que pretende dizer ao papa?
GH – Estou com muita esperança de conhecer o papa. Já tinha esta vontade e agora isso tem grande chance de acontecer. Acho que não conseguiria dizer muita coisa, mas algo que expressasse que os jovens brasileiros amam o papa.
JR) Gustavo Huguenin é um jovem católico, participante de várias atividades na igreja. Qual é sua palavra de mensagem aos jovens de hoje?
GH – Com tudo que tenho vivido, posso dizer aos jovens que lutem pelos seus sonhos e creiam em tudo que Deus pode realizar. Sou levado a lugares e situações que jamais imaginei e vivo uma plena felicidade e paz. Vale à pena ter uma vida entregue a Deus.
Já deixo um convite para todos participarem da Jornada Mundial da Juventude. A Diocese de Nova Friburgo já está se preparando para isso. Serão cinco dias de convívio com jovens de todo o mundo, que partilharão de sua fé e cultura. É uma oportunidade imperdível, pois todos, sem restrição, podem participar.