Tipocan – empresa em Cantagalo completa 50 anos

Tipocan Gráfica

Tipocan Gráfica

Numa entrevista ao JORNAL DA REGIÃO, o empresário João da Silva França conta um pouco da criação da empresa Tipocan, que completou 50 anos de existência.

Em 1973, os irmãos João e Helênio criaram a Tipocan Gráfica. Mais tarde, a empresa diversificou a atividade criando a Papelaria Tipocan em Cantagalo, que hoje é administrada por Igor Rodrigues França. Depois ainda, Ubiratan Rodrigues França abriu uma loja em Cordeiro, hoje com o nome de Turma do Papel.

– JORNAL DA REGIÃO – Como e quando começou a ideia de criar a Tipocan?
– João da Silva França – Na época, eu tinha uma gráfica em Nova Friburgo. Helênio trabalhava na Imprensa Fênix. Com o encerramento das atividades desta empresa, ele ficou desempregado, então resolvi vender a de Nova Friburgo e criar a Tipocan, em novembro de 1973. Eu tinha 23 anos e Helênio 18 anos.

 

 

– JORNAL DA REGIÃO – Alguma passagem interessante que tenha acontecido com a empresa gráfica?
– João da Silva França – Começamos as atividades na Rua Chapot Prevost. Nos anos 70, houve falta de papel no mercado nacional para impressão de documentos. Nós adquirimos uma gráfica completa em Niterói e o ex-dono ficou como nosso representante perante seus clientes. Ele tinha vários contatos e amigos e, com a falta a de papel, um de seus amigos solicitou a impressão, com autorização do órgão competente por escrito. Assim nós executamos o serviço. Um tempo depois, fomos procurados pela polícia para investigação. A tal impressão era proibida, nossa salvação foi o documento assinado e carimbado pelo diretor da época.

– JORNAL DA REGIÃO – Quantos funcionários já passaram pela empresa? Algum destaque?
– João da Silva França – Lá já trabalharam 75 funcionários. Juscelino José Jucá aposentou com seu primeiro emprego na Tipocan. Hoje temos a Carmem, com 34 anos.

 

Logo comemorativa de 50 anos da Tipocan Gráfica
Logo comemorativa de 50 anos da Tipocan Gráfica

 

– JORNAL DA REGIÃO – Quando houve a criação da Tipocan Papelaria e por que decidiu criar esta outra empresa com nova atividade?
– João da Silva França – Nos anos 80, o saudoso Luiz Alberto Ferreira de Azevedo, Luizão, nos incentivou a anexar uma papelaria. Nesta época, a TIPOCAN funcionava no prédio onde é a Casa Contábil. E assim fizemos.

– JORNAL DA REGIÃO – Nestes 50 anos de atividade no comércio, poderia dar um conselho a quem inicia no comércio?
– João da Silva França – Antes de iniciar, faça pesquisa do seu novo negócio, o público que você quer como cliente, analise bem. Não desista no primeiro tropeço, ele pode servir como aprendizado.

– JORNAL DA REGIÃO – Qual avaliação que você faz do comércio de Cantagalo?
– João da Silva França – Tenho muito a agradecer ao comércio de Cantagalo. Tudo que tenho foi Deus e Cantagalo que me deu.

 

Os filhos Igor e Ubiratan França, a esposa Vera Lucia e João França, em homenagem na Câmara
Os filhos Igor e Ubiratan França, a esposa Vera Lucia e João França, em homenagem na Câmara

Ver anterior

Carmense é campeão da Super Copa Noroeste Sub 20

Ver próximo

Projeto friburguense é selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!