A tocha olímpica Rio 2016 chegou ao aeroporto de Brasília no dia 3 de maio. A chama vai percorrer 328 cidades do país em um revezamento que terá a participação de 12 mil condutores. Em Nova Friburgo, ela chega às 17h30min. do dia 30 de julho.
Em uma parte do trajeto, a chama será conduzida por um empresário friburguense, que, como grande parte da população da cidade, perdeu tudo na tragédia de 2011 e conseguiu se reerguer. Ele descerá com a tocha pelo teleférico, um verdadeiro símbolo da recuperação, reconstrução e do potencial de Nova Friburgo em uma comemoração que ficará gravada na memória e no coração da cidade.
O trajeto contempla cerca de 12,5 quilômetros. A tocha começa a ser conduzida na Ponte da Saudade, passa pelo Centro (Avenida Alberto Braune), por Duas Pedras e, em seguida, descerá pelo teleférico em uma grande celebração da reconstrução e recuperação da cidade. Em seguida, ela passa pelo Nova Friburgo Country Clube.
O destino final é a Via Expressa, onde acontece a celebração final com o acendimento da pira olímpica e vários eventos esportivos e culturais, que acontecerão no local a partir das 14 horas.
O bombeiro Fábio Gonçalves e a professora Adriana Bernardes foram indicados pelo Estado para fazerem o carregamento da tocha em Nova Friburgo. Além deles, o professor de judô Daniel Lage; o professor de educação física Carlos Eduardo Brasil Neves; a ginasta e professora de ginástica artística Luciana Mastrângelo e comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), coronel Carlos Eduardo Hespanha, foram indicados pelo Bradesco, um dos patrocinadores dos Jogos Olímpicos Rio 2016.