Trabalhadores da construção civil aprendem a cultivar hortaliças

Na semana em que é comemorado o Dia da Árvore (21 de setembro), trabalhadores da construção civil dão uma nova utilidade às ferramentas do dia a dia das obras. O cinza do cimento deu espaço ao verde das hortaliças, enxadas foram utilizadas para remexer a terra e as pás, no auxílio do plantio de cebolinha, pimentão e alface. E é assim, numa imersão com a natureza, que a ação promovida pela construtora MRV vem proporcionando a trabalhadores mais conhecimento sustentável e desenvolvimento humano.

Palestras com didática simples e mão na massa vêm apresentando técnicas e cuidados de cultivo. Os conhecimentos foram bem recebidos pela servente Ana Beatriz Sampaio, de 30 anos, que começou a ter familiaridade com as plantas na horta do trabalho. Ela gostou tanto que começou o próprio cultivo em casa. “Eu já plantei no canteiro de casa pimenta, coentro, cebolinha e levei daqui mesmo, do canteiro da empresa, uma mudinha de hortelã. Quando estiverem prontas, vou colher e utilizar no preparo das refeições em casa, para dar um sabor especial”.

 

Trabalhadores da construção civil aprendem a cultivar hortaliças

 

A analista de Meio Ambiente Janaina de Lima conta que, como sementinha que se rega aos poucos, a iniciativa começou de forma singela e foi ganhando corpo, e assim os canteiros de obras foram reservando espaço a canteiros de hortaliças. “Na MRV, recebemos o incentivo para realizar o cultivo de hortas, e atualmente são duas fixas em cada condomínio em construção. Nos terrenos em que temos espaços reduzidos, realizamos de maneira suspensa”.

Janaína destaca que a oficina é uma oportunidade de integração entre colaborador e natureza. “Eles aprenderam a manusear o solo, fazer o plantio, saber o momento certo de colher. É um conhecimento válido que muitos levam para casa, impactando positivamente até a alimentação da família”. Palestra foi aplicada por meio do programa “O Saber do Solo”, em parceria com a empresa RHD – Impulsionando Talentos.

Atenta às técnicas ensinadas, Maria Clara Pereira, de 34 anos, já tem planos de incorporar o que aprendeu à rotina dentro de casa. “Eu gosto muito de flores e já tenho contato com elas, mas com as hortaliças, é a primeira vez. Aprendi algumas coisas que eu não sabia, como a importância da dispersão da cal para corrigir a acidez do solo, a retirar as ervas daninhas pela raiz e a utilizar os alimentos orgânicos como pó de café sem açúcar para adubação”. A rejuntadeira conta ainda que tem aproveitado ao máximo as ações de sustentabilidade promovidas pela construtora. “A gente sai da rotina, entra em contato com a natureza. É muito bom”.

 

Trabalhadores da construção civil aprendem a cultivar hortaliças

 

Dia da Árvore

Possibilitar conhecimento que ultrapassa os muros dos empreendimentos em construção. Além da oficina de cultivo de hortaliças, os colaboradores também assistiram uma palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente, com o tema de “Capital natural a ser preservado”. Após as lições compartilhadas, foram distribuídos panfletos com informações sobre o assunto e mudas como um incentivo ao plantio.

Sobre MRV

Para a MRV, a Sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento de seu negócio. O tema está presente em todas as atividades da companhia com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão MRV 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade está inserida em todas as etapas do desenvolvimento das moradias, desde a escolha do terreno para a construção dos empreendimentos, relacionamento com vizinhança de obras, técnicas inovadoras de construção, até a entrega das chaves para moradores que terão itens como energia solar ou dispositivos para economizar água para garantir economia de recursos naturais. Pelo sexto ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu presidente, Eduardo Fischer, é um Líder Com ImPacto, que possui a missão de engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais sustentáveis. Saiba mais sobre a MRV, acesse www.mrv.com.br.

Ver anterior

Distrito de Córrego da Prata terá Grande Festival de Prêmios neste fim de semana

Ver próximo

GENTE DE EXPRESSÃO – Edição 1644

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!