Trabalho de prevenção às drogas recomeça com alunos em Cantagalo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ) e, hoje, é adotado em todo o Brasil.

O programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais no desenvolvimento das lições, e consiste em uma ação conjunta entre a PM, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O Proerd realizou, em 2013, a formatura de estudantes do 5º ano do ensino fundamental de seis escolas de Cantagalo. Além do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, participaram alunos de cinco unidades da rede municipal: Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo), Alcides Afonso Carvalhaes (Novo Horizonte), Dacyr José Ribeiro (São José), João Nicoláo Filho (Triângulo) e Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio).

O programa constituiu-se numa moderna ferramenta do trabalho policial militar voltada para a redução do consumo de drogas entre jovens escolares. Seu surgimento foi uma consequência do interesse da PM-RJ em desenvolver um projeto de prevenção voltado para o maior esclarecimento da população, em especial a de menor faixa etária, a respeito dos diversos aspectos relacionados ao abuso de drogas. O Proerd tem o compromisso de complementar o projeto pedagógico das unidades de ensino, realizando uma abordagem eclética, combinando os aspectos positivos dos diversos programas de prevenção.

Durante o evento, o cabo Luiz Eduardo Ferreira Gualberto usou boa parte do seu discurso para conversar com os pais a respeito do papel deles na família, na educação dos filhos e na responsabilidade dos caminhos que eles devem trilhar.

Segundo o cabo da PM Luiz Eduardo Ferreira Gualberto, o projeto na região, neste primeiro semestre, será realizado novamente com escolas em Cantagalo e Santa Maria Madalena. No segundo semestre, está prevista a realização, mais uma vez, no município de Macuco.

Essas atividades contam com o apoio das prefeituras, através das secretarias municipais de Educação.

Ver anterior

Cachaça de Carmo é campeã mundial

Ver próximo

Carmo instala órgão de promoção da igualdade

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!