Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
A prefeitura de Carmo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vem realizando um grande trabalho no município, valorizando as potencialidades culturais e históricas. No ano de 2021, o governo municipal deu início a um mapeamento cultural e turístico que também contou com o apoio de toda a comunidade carmense.
Para validar todo esse trabalho, que ocorre até os dias atuais, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou uma série de reuniões setoriais, gabinetes itinerantes, tendo também a participação de associações de moradores, grupos culturais, tanto na área urbana, quanto rural.
Durante esse período, muitos parceiros trabalharam em conjunto para que o inventário turístico e cultural pudesse acontecer na cidade. Na lista, estão o Sindicato Rural do Carmo, EMATER, SEBRAE, SENAR, escolas estaduais, municipais, privadas, Conselhos Municipais, Secretarias Municipais, artesãos, hotéis e pousadas.
Além do apoio da prefeitura, a Secretaria de Cultura e Turismo tem como gestor Paulo Cesar Cordoeiro Perrut, que é artista, educador, gestor em turismo e estudante de psicologia. Com sua equipe de profissionais dedicados, a pasta continua atendendo às classes culturais e turísticas, buscando sempre incentivar e desenvolver políticas públicas na cidade de Carmo.
Eventos
Segundo Paulo César Perrut, muitos eventos foram desenvolvidos nestes quase 4 anos de governo municipal em Carmo. O objetivo em cada atração, segundo o secretário, “é escutar e atender os agentes de cultura do município”:
“Muitos foram os eventos com incentivo e apoio da Gestão 2021–2024, através da Secretaria de Cultura e Turismo, eventos que já faziam parte do calendário, e outros que surgiram a partir de uma escuta com agentes culturais do município. (…) Estes foram alguns: o Festival de Torresmo com Aipim com participação da ACOMEC (Associação dos Evangélicos em Carmo); a Lavagem da Ladeira de Pedra; o Encontro Solidário dos Veículos Antigos; a abertura da visitação à Fazenda de Santa Fé (com apoio do Senhor Paulo Rocha); a Trilha da Pedreira da Prata e da Pedra da Lua (com apoio do jornalista ambiental Luiz Felipe Gomes), realizadas no distrito de Córrego da Prata”.
Entre outras iniciativas, Paulo César também destaca o “Encontro de Brechós e Bazares”, com a presença do Asilo da cidade, a Casa do Caminho e a ONG Animais Ajuda; a 1ª Feira Literária, produzida com surgimento do CLIC (Círculo Literário Carmense), as caminhadas ecológicas (com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente); os Encontros de Canto Coral da Região; bem como as visitas da secretaria às escolas municipais.
As feiras livres, que se tornaram tradição na cidade do Carmo, também são evidenciadas no atual governo, pelo secretário. As feirinhas foram realizadas tanto na sede da cidade (que ocorre aos sábados), como também nos distritos. Atualmente, o projeto acontece todo primeiro domingo do mês em Porto Velho do Cunha e todo primeiro sábado do mês no bairro Influência. Segundo Paulo César, todas as feirinhas valorizam “a área do artesanato, economia criativa, agricultura familiar, literatura e cultura geral”.
A cidade ainda marcou presença nas principais feiras estaduais, como a Expo Turismo e o Salão Nacional do Turismo, destacando, por exemplo, produtos locais de grande renome, como a Cachaça da Quinta, e os produtos da marca Relógio. A secretaria também esteve presente nos Encontros Estaduais e Nacionais de Cultura.
Outras iniciativas
Também fazem parte do trabalho da secretaria, com o apoio da prefeitura municipal, dezenas de iniciativas que favoreceram diferentes nichos culturais da cidade. Sobre o assunto, Paulo César Perrut ressalta a importância do município garantir, aos grupos folclóricos da cidade, como as Folias de Reis, o cadastro pela primeira vez no INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). O grupo também participou de um edital, onde venceu e pôde reestruturar os seus equipamentos.
Outras ações de incentivo à cultura e ao turismo também foram realizadas na cidade. O secretário cita “a reformulação do Conselho Municipal de Turismo, a Casa do Artesão e o Coletivo Cultural Gente Arteira em Cena”. Em Carmo, também foram desenvolvidas a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc II, bem como capacitações na área cultural e turística, com as parcerias da Casa do Empreendedor, SEBRAE, SENAR, FIRJAN, SETUR, SECEC-RJ E TURIS-RIO.
Incentivos
Diversos incentivos e outros projetos chegaram à cidade, valorizando ainda mais a cultura local. Neste setor, a secretaria de Cultura e Turismo ressalta a subvenção dada à Liga Carnavalesca no Carnaval; o projeto “Bibliosesc”; e o projeto “Passaporte Cultural” – que foi captado com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
Valorização dos artistas locais
Grandes lançamentos literários foram realizados na cidade entre 2021 e 2024. Entre eles estão os dos artistas e autores Maria do Rosário, Maria Delfina Gismonti de Araújo, Evaldo Pontes, José Corrêa Rodrigues, Fátima Machado, Eduardo Pereira de Azevedo, Erley Soares Abreu e Daniel Leite Lima (que venceu o Concurso Estadual “Contos RJ”). A secretaria também ofereceu apoio de infraestrutura ao grupo LGBTQIAPN+ “Os Bárbaros”, que possui grande representatividade na cidade.
Mais conquistas
Durante o período de atuação da secretaria, Paulo César Perrut fala ainda sobre outras ações importantes que fortaleceram a cultura local. Ele cita a realização da Conferência e Fórum de Cultura; a inclusão da cidade no Mapa Estadual de Turismo; as sessões de cinema no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco; as serestas às sextas-feiras; a Mostra de Esquetes Teatrais; a reestruturação da biblioteca Padre Aprígio de Moraes; a sala de dança Ronne Maciel; a sala do Movimento Negro; bem como diversas atividades realizadas em parceria com o Centro de Convivência Paula Cerqueira.
Entre as conquistas mais recentes, o secretário cita o FIGPOR (Festival de Inverno Gastronômico de Produtos Rurais), que foi realizado neste ano, durante a festa de Nossa Senhora do Carmo, tendo o apoio do Governo Estadual e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, bem como o apoio institucional da Prefeitura de Carmo.
Ainda este ano, o município garantiu o retorno do evento “Motorock”. Durante o 143º aniversário da cidade, no dia 13 de outubro, o público ainda pôde contar com uma grande programação. No mês dos professores, a prefeitura também realizou uma homenagem aos mestres da educação.
O que vem por aí
Por fim, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo, ainda neste ano estão previstos os seguintes eventos na cidade do Carmo: o “Show dos Bárbaros”, a “Lavagem da Ladeira de Pedra”, o “Dia da Bíblia”, o “Natal iluminado” e o “Réveillon 2025”.
“Tudo vem sendo trabalhado desde 2021 para a comunidade poder ver os resultados de um trabalho baseado na construção coletiva. Este é um governo de escuta com sua população e que, pela primeira vez, tornou sua cultura e turismo verdadeiramente mais evidentes. Agradecimento especial a todos que fizeram deste trabalho uma realidade”, finalizou o gestor.
Um Comentário
Maravilhoso o trabalho realizado,pelo secretário de Cultura Paulo Cesar Pereira,dinâmico agregador,esta de parabéns.