Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Além de belezas naturais únicas e muita história, Trajano de Moraes é conhecida por ter o 8º melhor clima do país. (Foto: @DroneAventura)
Conhecida por suas fazendas centenárias e aquele aconchego típico do interior, a cidade de Trajano de Moraes comemora 131 anos de história nesta segunda-feira, 25 de abril. O município, que está localizado a 220 km da capital fluminense, possui inúmeras belezas naturais e atrai visitantes que buscam aventura e contato com a natureza. Além disso, a cidade se destaca ao ter o 8º melhor clima do Brasil.
Com uma área total de 589,397 km², Trajano de Moraes é constituída pelos distritos da Sede, Visconde de Imbé, Dr. Elias, Vila da Grama e Sodrelândia. A sua economia é marcada, principalmente, pela agricultura, com a plantação de frutas como banana, caqui, laranja e maracujá. O café também é um produto que influencia o setor econômico da cidade.
Quando o assunto é a história local, o município também teve a sua trajetória iniciada a partir do ciclo do café, como muitas outras cidades do interior do Rio de Janeiro. Trajano de Moraes começou a se desenvolver a partir da migração de portugueses da baixada fluminense para a região serrana do estado, na metade do século XVIII. Os novos colonizadores se estabeleceram na localidade e, através da mão de obra escrava, fizeram da região um local em potencial para a produção agrícola. Durante muitos anos, o município, assim como Cantagalo, foi pioneiro na produção de café.
Além de uma história semelhante com a de outros municípios, Trajano de Moraes, atualmente, também se destaca pelas suas atrações culturais e naturais que atraem visitantes de todo o estado. O município possui inúmeras potencialidades turísticas que agradam a todo tipo de viajante. Entre as principais atrações da cidade estão: a Praça Nilo Peçanha; a Igreja Matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus; a Capela Senhor dos Passos; as fazendas centenárias do Período Imperial; a Represa da Tapera, e suas belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira Amorosa e a Cachoeira de Sodrelândia.
O município também possui uma geografia que favorece o ecoturismo e a prática de esportes e atividades ao ar livre. Na cidade, os visitantes também podem fazer trilhas ecológicas e praticar mountain bike, rafting, voo livre e cavalgadas.
A seguir, conheça um pouco mais das atrações e belezas da cidade:
Represa da Tapera
Cachoeira Amorosa
Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
Praça Nilo Peçanha