“Trajano de Moraes – 25 de abril”, por Amanda de Moraes

Sob a proteção de Nosso Senhor dos Passos, pelos idos de 1840, um pequeno grupo instalou-se na terra abençoada de São Francisco de Paula. No berço da Fazenda Aurora, nasceu Trajano Antônio de Moraes, homem influente e empreendedor, filho de Visconde de Imbé e Leopoldina de Moraes, o qual mais tarde emprestaria o nome ao nosso município – justa homenagem diante do seu afeto pela região.

Trajano de Moraes, assim, nos remete a amor. Pela sua terra, próspera em agricultura, pelo mugir do gado a pastar, pela verde floresta a encobrir o topo de nossas montanhas, pela serena água dos seus rios e cachoeiras, que fazem a sua hidrografia abundante.

Se há beleza maior do que o voo de um canário nas terras trajanenses, desconheço. Quem sabe as calmas águas da represa de Tapera.

Para além da sua exuberante natureza, que acalenta os olhos vigilantes, nosso município é origem de gente inspiradora, como assim foi o legatário de seu nome. De tantos gestores que por aqui passaram, o nosso atual prefeito Rodrigo Vianna honra o sangue trajanense ao, persistentemente, alçar a nossa cidade à categoria de excelência, com reformas de inúmeras escolas, obras e melhorias em cada aresta do município, e os exemplos de retidão, comprometimento e paixão ao ofício. Na lida do cotidiano, do boiadeiro à famosa “Venda do Roberto”, que alegra a bucólica Barra dos Passos, o que não faltam são casos de pessoas que, com um sorriso no rosto, tornam-se referência quando o assunto é gente alegre, batalhadora e valorosa.

 

Eu amo Trajano
Placa “Eu amo Trajano”, localizada no município

 

O que dizer, então, das mulheres trajanenses, sempre à frente de seu tempo?

São Francisco de Paula, hoje, Trajano de Moraes, coroou a história com a primeira prefeita mulher, democraticamente eleita, do Estado do Rio de Janeiro. Honestalda de Moraes possuiu expressiva autonomia e desempenho em uma época em que às mulheres o papel de protagonismo ainda era desprezado. Mãe de inúmeros parentes, generosa e pulso firme, comandou sua vida pessoal e profissional com vigor e maestria.

Como não recordar a Professora Leda Azevedo Freire, que, rompendo barreiras, desbravou o caminho da educação, ao montar seu cavalo, horas a fio, por estradas de terra, para lecionar nas escolas de uma zona rural… Se não fosse pela perseverança de uma mulher apaixonada pelo seu ofício, não teriam sido mais iluminadas as crianças com tamanho exemplo e conhecimento. Fez história ao reconstruir, como Secretária de Educação, cada colégio deste município.

 

Trajano em registro antigo
Trajano em registro antigo

 

Tão inspirador quanto é o protagonismo feminino do dia a dia, dentro e aos redores da vida familiar. Que todas as mulheres trajanenses são fonte de coragem e dedicação não há dúvidas! Desses colos acolhedores, que se dividem entre os afazeres domésticos e vida de labuta, a cidade se ergue, mais forte, a cada amanhecer, e celebra 132 anos com o orgulho de um aniversariante que, ao olhar sua história, se encanta. Valeu a pena!

Trajano de Moraes gesta um povo batalhador e alegre, que vê na terra seu sustento e a ela rende as mais bonitas homenagens pelas mãos de quem sabe o valor precioso de um solo que ao povo tudo dá.

Um trajanense é um povo esculpido por histórias, famílias, princípios e sonhos. As mulheres dali, de minha origem, são geratrizes de força, amor e competência.

Trajano, minha origem!

 

A advogada Amanda Estefan
Amanda Estefan é advogada, no Rio de Janeiro, e sócia do escritório Mirza & Malan Advogados. Ela é neta do ex-prefeito de Trajano de Moraes, João de Moraes.

Ver anterior

Prefeitura de Carmo inicia a criação de trilhas ecológicas no Parque Municipal do Livramento

Ver próximo

Evasão escolar no Ensino Médio atinge meio milhão de jovens por ano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!