Trajano de Moraes completa 130 anos de emancipado

História

Segundo historiadores, o início do desenvolvimento de Trajano de Moraes está relacionado com a migração de portugueses da baixada fluminense para a região serrana do estado do Rio, na metade do século XVIII. Nesse período, muitos exploradores chegaram ao local em busca de ouro e riquezas minerais. Porém, após diversas tentativas frustradas em busca do metal precioso, muitos viajantes deixaram as terras e apenas alguns permaneceram no local. A nova comunidade que se estabelecia ali passou a adotar a agricultura como forma de subsistência e, assim, surgiu uma nova riqueza na região: o café.

Os colonos portugueses fizeram das terras trajanenses, através de mão de obra escrava, uma das regiões mais produtivas do estado do Rio de Janeiro na época. Através da ascensão dos cafezais e a terra tornando-se cada vez mais produtiva, a região também passou a atrair novos colonos, principalmente os europeus. Nesse período, surgiu, inclusive, o primeiro núcleo populacional de Trajano, que se estabeleceu próximo à Capela de Nosso Senhor dos Passos, e passou a ser chamado de povoado de São Francisco de Paula.

Prédio Prefeitura Municipal de Trajano
Prédio Prefeitura Municipal de Trajano

Após décadas de triunfo na agricultura e, principalmente, na produção de café, a região tornou-se cada vez mais desenvolvida economicamente. Foi em 1846 que José Antônio de Moraes, um importante político da época, estimulou o desenvolvimento do povoado de São Francisco de Paula, que foi elevado à categoria de freguesia. Nesse momento, a localidade pertencia ao município de Cantagalo, mas também prosperava junto a muitos municípios já estabelecidos na época.

Após a abolição da escravatura, em 1888, a agricultura de toda a região serrana foi abalada, inclusive do povoado de São Francisco de Paula. A fim de conter os danos econômicos à pequena população trajanense, o governo decretou a criação do município de São Francisco de Paula, a partir do decreto n.º 178, instalado em 25 de abril de 1891. A partir desta data, surgiu a nova cidade de São Francisco de Paula, que permaneceu com esse nome até 1929. A partir daquele ano até os dias atuais, a cidade passou a se chamar Trajano de Moraes.

O munícipio hoje

Atualmente, Trajano de Moraes conta com uma população estimada pelo IBGE de 10.640 habitantes (sendo aproximadamente 8.606 eleitores). Com o gentílico de trajanense, o município é composto pelos distritos da sede, Visconde de Imbé, Dr. Elias, Vila da Grama e Sodrelândia. Sua economia é baseada, principalmente, na agricultura, com destaque para as plantações de banana, caqui, laranja, maracujá, além de pequenas colaborações em cultivos, como o café.

Praça Nilo Peçanha
Entre os seus atrativos turísticos se destaca a Praça Nilo Peçanha

Entre os seus atrativos turísticos se destacam a Praça Nilo Peçanha, a Igreja Matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, a Represa da Tapera, e suas belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira Amorosa e a Cachoeira de Sodrelândia. Além disso, Trajano de Moraes também é destaque em passeios para quem curte natureza, sendo um destino ideal para a prática de trilhas ecológicas, mountain bike, rafting e cavalgadas.

Após as eleições municipais de 2020, Rodrigo Viana (DEM) é o prefeito da cidade, enquanto Matias Mendes da Silva (PSC) é o vice-prefeito. Hoje, ocupa o cargo de Presidente da Câmara, o vereador Allexandro Vieira De Souza. Além dele, a cidade elegeu mais 8 representantes, são eles: Daniel Rezende Fagundes (Solidariedade); David da Silva Carvalho (Solidariedade); Isaías Alves Nogueira (Solidariedade); Helio Luiz Fazoli de Moraes (Democratas); Isis Felix Bechara Fernandes (PSDB); Mônica Massena Tannos (PSDB); Romualdo José Wenderoscky (MDB) e Sávio Machado Diniz (MDB).

Ver anterior

Vereador pede reabertura da Biblioteca em Cantagalo

Ver próximo

“Vidas Sertanejas”, inspirada na obra de Euclides da Cunha, é lançado por José Huguenin

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!