Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
60 jovens passam a receber treinamento e instruções de como ser mais úteis à sociedade
A Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria de Meio Ambiente, deu início, em outubro, ao projeto Guarda Ambiental Mirim. O objetivo é socializar, instruir e preparar jovens da cidade para situações de auxílio ao próximo e à sociedade.
O evento contou com participação do prefeito Carlinhos Gomes (PSDB); da primeira-dama Rejane Gomes; de secretariados, vereadores e do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, de Nova Friburgo, além de autoridades policiais.
Segundo o secretário Dimas Félix, responsável pelo projeto, 60 jovens com idades entre 12 e 17 anos se inscreveram. O principal requisito é estar em dia com as obrigações escolares, o que é analisado por membros da Guarda Ambiental. Estando aprovado pela comissão, o aluno ingressa no programa e começa a receber aulas de meio ambiente, primeiros socorros, sobrevivência, tendo, também, diversão e ensinamentos práticos.
Durante a cerimônia de abertura, aconteceu um belo desfile cívico pelas principais ruas da cidade, quando os alunos, comandados pelo agente Costa, recebiam aplausos pela organização e disciplina apresentados.
Acompanham o projeto ainda os guardas ambientais Ávila, Martins e Maria das Graças, o agente Poubel. Eles são orientados pelo comandante Dimas Félix. Representando a Guarda Municipal e Defesa Civil estava o comandante Vieira.
Ainda participaram da festividade de abertura a Sociedade Musical São Francisco de Paula; o comando da Polícia Militar, representado pelo subtenente Amarildo e soldado Faria; 18 soldados do Exército Brasileiro comandados pelo primeiro sargento Thomé. Representando a Polícia Ambiental estava o sargento Marconi.
A base do projeto da Guarda Ambiental Mirim será no Horto Municipal, que leva o nome de Centro de Instrução da Guarda Ambiental (Cigam). A base já ministra aulas às dezenas de jovens do município de Trajano de Moraes.