Trajano de Moraes intensifica o auto cuidado do homem no novembro azul

Foi lançada nacionalmente a ‘Campanha Novembro Azul’ que intensifica durante todo o mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. Em Trajano de Moraes, essa iniciativa tem aprovação e total incentivo do prefeito Rodrigo Viana. Neste mês, comemora-se o Combate ao Câncer de Próstata, o segundo câncer que mais mata homens no Brasil. No geral, é o sexto tipo mais comum no mundo e mais prevalente em homens.

O secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves cita a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, neste período. “Desde o início do mandato o prefeito Rodrigo Viana, a gente busca oferecer aos trajanenses uma rede de saúde capacitada. Trabalhamos acreditando na prevenção. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Essa campanha, assim como a do Outubro Rosa, tem total apoio e incentivo do prefeito Rodrigo Viana”, disse o secretário Lucas Esteves.

Os exames são ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e para fazer o paciente deve buscar uma consulta no Posto de Saúde de sua região, de onde será encaminhado para o serviço. “Esse ano foi proposta a não fazermos campanha, mas sim conscientização. Claro que Trajano de Moraes não vai ficar de fora dessa e peço que os homens se conscientizem da importância da prevenção e se cuidem”, destacou.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que surgiram 61.200 novos casos em 2016, ou seja, a cada 100 mil homens, 54 terão a doença. O câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. Mesmo com a evolução dos métodos de diagnóstico, o homem age com resistência a prevenção. A prevenção é importante porque, se detectado na fase inicial, a chance de cura do câncer de próstata acontece em 90% a 95% dos casos.

O secretário municipal de Saúde, fez um alerta. De acordo com ele, o preconceito é a principal causa das mortes pela doença. “Se detectado precocemente o câncer de próstata tem grandes chances de cura. Os homens devem procurar a unidade para estar em dia com seus exames. Este tipo de câncer é severo e se não detectado ou tratado tem altas taxas de mortalidade”, concluiu.

Ver anterior

Jhennifer conquista medalha de ouro na Copa do Mundo

Ver próximo

Light realiza testes nos sistemas de emergência da Usina Hidrelétrica de Ilha dos Pombos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!