Trajano de Moraes já vacinou contra gripe mais de 20% do público alvo na primeira etapa

Vacinação em maiores de 80 anos, acamados e domiciliados da sede do município de Trajano de Moraes e nas localidades de Retiro, São Lourenço e Boa Paragem já foram vacinados na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, mais de 20% do público alvo total da campanha já foram imunizados. Os idosos e os profissionais de saúde estão sendo os primeiros públicos vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

A imunização começou na segunda-feira, dia 23 de março – anteriormente, a abertura estava prevista para a segunda quinzena de abril. A antecipação tem dois objetivos. Um deles é facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV) e também evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado”, explicou o prefeito.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19. Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.

 

 

Como estamos vendo os casos mais graves de coronavírus em pessoas acima de 60 anos, estamos trabalhando para que a vacinação comece com essas pessoas. Diante dessa avaliação, o Ministério da Saúde viu a necessidade de fazer uma inversão. Quero agradecer a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e os demais profissionais pelo comprometimento em salvar vidas em Trajano de Moraes e na zona rural – muito obrigado mesmo”, agradeceu o secretário da pasta, Lucas Esteves.

O segundo grupo será o de professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, como bombeiros e policiais militares, que poderão se vacinar a partir de 16 de abril. A antecipação da campanha foi motivada pelo crescimento de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no Brasil. De acordo com Coordenadora da Atenção Básica Michele Machado, apesar de a vacina não prevenir contra o Covid-19, ela funcionará como manobra de contenção, já que pode diminuir a procura pelos serviços de saúde.

O terceiro, e último, grupo poderá se vacinar a partir de 9 de maio, estabelecido como Dia D da vacinação contra Influenza. Nesse grupo estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, mães no pós-parto e portadores de condições especiais”, concluiu a profissional.

Ver anterior

Prefeitura cria mais 12 leitos no Hospital de Cordeiro

Ver próximo

Prefeitura de Trajano doa R$ 70 mil ao Hospital Francisco Limongi para compra de respiradores

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!