Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Evento foi organizado pela Aepremerj
A Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj) realizou, no dia 13 de abril, no Trajano Country Club, em Trajano de Moraes, o 16º Seminário de Previdência.
A primeira palestra do dia foi do auditor fiscal do Ministério da Previdência Social, Delúbio da Silva, que sugeriu a todos os institutos de previdência municipais a adoção de uma política mais rigorosa de concessão para a aposentadoria por invalidez, trabalhando a prevenção da saúde. “Os maiores motivos para a invalidez são os cânceres de mama e de próstata. Por isso, é importante que os servidores ativos façam exames periódicos. No Brasil, este número é de 19,61%”, explicou. Nos EUA, a exemplo, essa taxa é de 21,7%; na Espanha, de 15%, e em Portugal, de 13,3%.
A consultora previdenciária Viviane Carvalho dos Santos ministrou informações com a palestra ‘Aposentadorias e Pensões no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social)’, destacando as mudanças trazidas pela emenda constitucional nº 70, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional.
O juiz federal Marcelo Guerreiro destacou, em sua palestra, a relação dos Juizados Especiais na Justiça Federal e a relação com as demandas previdenciárias. Ao final, o presidente da Aepremerj, Claudinei Portugal, anunciou que o 17º seminário acontecerá no dia 20 de junho, em Queimados.
O prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes, também participou do evento. Fizeram parte ainda da mesa de abertura o vice-presidente da Aepremerj, Samuel Mendes de Oliveira, e o auditor do Ministério da Previdência Social e membro do Conselho de Recursos da Previdência, Delúbio Gomes Pereira da Silva.