Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O potencial artístico e cultural de Trajano de Moraes segue sendo cada vez mais explorado e incentivado pela sua Prefeitura e, visando incentivar os estudantes a mostrar seu talento, realizou, através da Secretaria Municipal de Educação, no dia 28 de outubro, o Festival Municipal de Poesia nas Escolas, na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, com convidados e participantes vindos de toda a extensão do município.
O Alfredo recebeu não apenas estudantes da rede municipal de ensino, mas também das escolas estaduais situadas no município. Os participantes se dividiram em duas categorias para participar: na primeira, apenas alunos do quinto ao sétimo ano do ensino fundamental participaram; na segunda, mais ampla, os alunos desde o oitavo ano do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio participaram com suas poesias.
No festival, estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Educação, alunos e professores das escolas participantes. Muitos pais de alunos também compareceram para prestigiar o evento. Houve declamadores para as poesias participantes, e os autores não tiveram nome nem escolas revelados, e pseudônimos foram utilizados para que houvesse a mínima interferência nas escolhas dos jurados.
“Vivemos uma tarde muito especial, muito feliz. Recebemos alunos da rede municipal e estadual que nos presentearam com seus poemas cheios de muita sensibilidade, reflexão e emoção, que marcaram o evento. Todos os participantes brilharam muito”, disse a Secretária Municipal de Educação, Cleide Siqueira. A Secretária ainda agradeceu aos familiares dos alunos pela presença, e parabenizou os professores e professoras “que motivam e orientam os nossos jovens com tanto carinho e competência”.
Os grandes vencedores do festival foram Maria Julia Peçanha Ramos, da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, com a poesia “Cores da Primavera”, na primeira modalidade, e Ibson da Silva Vieira Fortunato, do CIEP 279 Prof.ª Guiomar Gonçalves Neves, com a poesia “Sentido da Vida”, na segunda modalidade. Ambos se classificaram para a edição intermunicipal do festival, que acontecerá em São Sebastião do Alto, no dia 18 de novembro. Rômulo Aredes Pereira, da Escola Municipalizada Monclar Gomes Filho, e Ariane Viana dos Santos, do CIEP 279, foram premiados como melhores intérpretes da primeira e segunda modalidades, respectivamente.