Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Itaocara
O prefeito Geyves Maia Veira assinou o decreto de emergência no dia 11 de janeiro diante das fortes chuvas que atingiram os distritos e a sede do município de Itaocara.
Está chovendo desde o dia 06 de janeiro. Houve enxurrada em Estrada Nova e queda de uma ponte provisória no Engenho Central. O Rio Paraíba do Sul subiu muito e ameaçava transbordar. Choveu muito forte nos últimos dias, causando transbordamento de córregos, alagando vários bairros e agravando a situação do Paraíba do Sul, que atingiu 5,56 metros na Sede.
Mas a situação mais grave ocorreu em Portela. A água do Rio Pomba, que deságua na margem oposta a Itaocara, fez o Paraíba do Sul atingir o maior nível desde 2007 no 3º distrito.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 4 mil moradores foram afetados de alguma forma pelos temporais em todo o município de Itaocara. A situação é a mais grave desde as enchentes de 2012.
Trajano de Moraes
O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, decretou situação de emergência no município de Trajano de Moraes em função de chuvas intensas.
Foi declarada a existência de situação anormal por intempérie natural no município de Trajano de Moraes decorrente de chuvas intensas, caracterizando, assim, situação de emergência.
A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas diretamente afetadas pelas intempéries.
No município, ficou autorizada a mobilização de todos os órgãos e servidores municipais para atuarem, se necessário, nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas. As autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil municipal ficam diretamente responsáveis pelas ações de resposta, a usar de propriedade particular e, no caso de iminente perigo público, ingressar em residências para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano, de acordo com o estabelecido na Constituição da República.
Poderão ser dispensadas de licitações os contratos de aquisição de bens ou serviços relacionados com a reabilitação dos cenários.
O decreto, assinado no dia 09 de janeiro de 2022, prevê um prazo máximo de 180 dias a situação de emergência.
São Sebastião do Alto
Nas redes sociais, o ex-prefeito de São Sebastião do Alto Tavinho Rodrigues confirmou que seu sobrinho, o prefeito Alif Rodrigues, decretou estado de emergência no município.
“O município acaba de declarar estado de emergência, com a ajuda dos deputados Estadual André Correia, e federal Áureo Ribeiro, do governador Claudio Castro que nos enviou máquinas caminhões e equipamentos. Mesmo assim, estamos com dificuldades de atendimento a toda demanda, vamos trabalhar arduamente, mas assim que a chuva de uma trégua, vamos reconstruir nossas estradas“, afirmou.