Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Trajano de Moraes terá, em novembro, a oportunidade de contar a seus cidadãos e visitantes uma parcela extremamente importante da história da comunicação no Brasil.
Dos dias 10 a 25 de novembro, a Exposição “Vozes Pela Liberdade”, que tem contado a história do rádio ao redor de todo o estado do Rio de Janeiro, estará situada no Salão Nobre da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, na sede do município.
“É uma honra para Trajano receber uma exposição que conta uma parte tão importante não só da nossa história como do nosso presente. Digo isso porque, mesmo com as televisões e com a internet, o rádio ainda é o meio que chega mais rápido às localidades mais remotas do nosso município, e porque são inúmeros os habitantes de áreas rurais que ainda têm o rádio como principal fonte de informação e entretenimento”, afirmou o Prefeito Rodrigo Viana.
O rádio, como um meio de comunicação, tem muita importância na vida das pessoas, tanto das cidades, como na vida dos moradores do interior. É muito comum, no ambiente das salas e cozinhas, encontrarmos rádios antigos. Para alguns, ainda é uma das principais formas de ouvir músicas e noticiários.
Apesar dos avanços tecnológicos e com o aumento das opções no entretenimento, o rádio vem resistindo e se adaptando aos novos tempos, inserindo suas programações em formatos digitais. E a exposição homenageia a história da radiotransmissão, que este ano comemora 100 anos, levando para o interior uma parte do acervo do Museu da Imagem e do Som, que percorrerá os municípios de Bom Jardim, Petrópolis, Trajano de Moraes e Duas Barras, contribuindo assim, para o fortalecimento deste corredor cultural, que possui uma identidade demarcada pela história da ocupação desde o tempo do império.