Trajano pode ser beneficiado com projetos de ponto de cultura

Secretaria de Estado de Cultura abre edital para 34 desses pontos no estado

A Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, abriu inscrições para o edital de seleção de 34 pontos de cultura no estado. O objetivo é reconhecer instituições da sociedade, sem fins lucrativos, que tenham um mínimo de três anos de atuação no campo da cultura, em áreas que abrangem desde as culturas populares – como artesanato e tradição oral –, a expressões artísticas, como circo e literatura, passando por pensamento, memória e patrimônio material.

Entre os municípios que deverão ter um maior número de instituições contempladas, na região, o município de Trajano de Moraes é o único indicado.

Ainda estão na relação os  municípios de Armação dos Búzios, Bom Jesus do Itabapoana, Conceição de Macabu, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Laje do Muriaé, Mendes, Nilópolis, Rio das Ostras, São Fidélis, Seropédica e Varre-Sai. A distribuição territorial visa a descentralização dos recursos do Programa Cultura Viva no estado do Rio de Janeiro.

Para esta seleção, serão priorizados projetos de instituições com atuação em municípios que não possuem pontos de cultura ou que possuem poucos. No entanto, todo o estado será contemplado com, pelo menos, um ponto, de acordo com as metas previstas no edital.

As inscrições serão realizadas pela internet até 12 de setembro. As 34 instituições selecionadas deverão integrar a Rede Estadual de Pontos de Cultura, formada por 196 entidades, conveniadas com à Secretaria de Estado de Cultura. Cada uma receberá R$ 180 mil em três anos, que poderão ser utilizados para a realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, compra de equipamentos e outras ações.

Ao integrar a rede estadual, os selecionados passam a fazer parte da Rede Nacional de Pontos de Cultura. Dessa forma, participam de eventos como a Teia Nacional, que reúne todos os pontos de cultura do Brasil e se beneficiam de uma rica troca de experiências.

Segundo o empresário Jorge Nóbrega Richa, o Coquinha, em 2011, o município de Trajano de Moraes chegou a ter um projeto de ponto de cultura, denominado ‘Música na Praça’, aprovado, inclusive, com publicação no Diário Oficial do Estado. O projeto foi apresentado pela Associação Comercial de Trajano, mas os recursos não foram liberados pelo Estado, em razão de excesso de inadimplência nos 180 projetos de incentivo à cultura em todo Estado.

Ver anterior

Curso de técnico em segurança no trabalho

Ver próximo

Flican e Epecan serão realizadas em setembro, em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!