Transformação digital no Estado garante mais agilidade e transparência na gestão pública

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do Proderj, celebrou, nesta quarta-feira (02/04), os cinco anos da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ), um marco na modernização da administração pública estadual. Desde sua implementação, o sistema tornou-se um pilar da transformação digital, trazendo mais eficiência, transparência e sustentabilidade para a gestão pública. Durante este período, cerca de 10 milhões de processos tramitaram digitalmente e a emissão de CO₂ foi reduzida.

No evento, foram feitas homenagens a instituições e profissionais que tiveram papel fundamental na implantação e no sucesso da plataforma. O reconhecimento foi concedido ao governador Cláudio Castro; ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4); às secretarias de Fazenda, de Planejamento e Gestão e da Casa Civil; ao Proderj; e à equipe técnica responsável pela implantação e gestão do SEI-RJ.

– O SEI mudou uma era no Estado do Rio de Janeiro. Tenho muito orgulho da transformação que esse sistema possibilitou tanto para a gestão pública quanto para a vida do cidadão fluminense. Conseguimos encerrar um tempo em que o Rio foi o epicentro das grandes crises, e passamos a viver um tempo de prosperidade, transparência e seriedade. Hoje, temos mecanismos para auxiliar os órgãos a exercerem uma boa gestão. O Rio de Janeiro voltou a ser protagonista e líder de importantes debates – destacou o governador Cláudio Castro.

Modernização da administração pública

A digitalização dos trâmites administrativos eliminou o uso excessivo de papel, reduziu a burocracia e otimizou a prestação de serviços para servidores, empresas e população. A plataforma tem impulsionado a interação entre o setor produtivo e o poder público.

A digitalização dos processos por meio do SEI garantiu mais agilidade, facilitando também a vida de todos os cidadãos fluminenses. Além disso, o impacto ambiental é inegável, com a redução expressiva no consumo de papel e uma administração mais sustentável – afirmou o secretário de Transformação Digital, Feu Braga.

Além dos ganhos internos, a digitalização também facilitou o acesso da população aos serviços do governo. Desde 2023, mais de 120 mil cidadãos fluminenses utilizaram a plataforma de maneira prática e segura. Atualmente, mais de 130 mil servidores estaduais estão cadastrados no SEI-RJ, tramitando processos e documentos de forma digital diariamente.

O SEI-RJ está hospedado no Data Center do Proderj, considerado o parque tecnológico público mais moderno do país. Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), tornou-se referência na modernização dos processos administrativos em diversos estados brasileiros.

O governador Cláudio Castro transformou a modernização digital em uma pauta de todo o governo. É notável a diferença na gestão pública, tínhamos um sistema em condições inadequadas, e hoje temos o Data Center mais moderno do Brasil, o que é muito positivo para toda a sociedade – disse o presidente do Proderj, Flavio Rodrigues.

Expansão para os municípios

A transformação digital promovida pelo Governo do Rio também vem se expandindo para as cidades. Por meio do Programa RJ Digital Municípios, cerca de 70% das prefeituras já aderiram ao processo de modernização. Angra dos Reis e Volta Redonda, por exemplo, já implantaram o SEI-RJ, e outras cidades estão avançando na digitalização de seus serviços.

Mais de 130 mil servidores estaduais estão cadastrados no SEI-RJ que, neste período, já tramitou digitalmente mais de 10 milhões de processos

Ver anterior

Ministério Público discute direitos das pessoas idosas durante encontro em Cantagalo

Ver próximo

“Cantagalo, sede de importante evento regional”, por Julio Carvalho

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!