Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Técnico do Friburguense, Andreotti destaca a evolução de jovens atletas e prevê time mais forte na Copa Rio
Para jogadores como Afonso e Bruno, jogar o Campeonato Carioca foi uma novidade em 2014. Ao longo da competição, outros jogadores tiveram a oportunidade de vestir a camisa do Friburguense pela primeira vez no campeonato. A oscilação natural para atletas recém-promovidos pela base rapidamente deu lugar às boas atuações. “Essa irregularidade é absolutamente normal, e nós sabemos trabalhar com isso. O Friburguense é um clube formador, e entre os participantes do Campeonato Carioca, é o que mais coloca jogadores das categorias de base no time profissional”, destaca o técnico Gerson Andreotti.
Os exemplos de Afonso e Bruno são os mais citados para exemplificar a evolução dos jovens. O crescimento durante o torneio reforçou a confiança do treinador, que espera um futebol ainda melhor da dupla na Copa Rio. “Não tenho dúvidas que isso vai acontecer. A responsabilidade é grande, e eles lidaram muito bem com a pressão de jogar uma primeira divisão. Lógico que o início é complicado, mas eles superaram muito bem. Prova disso foi o nosso sexto lugar na classificação final”, disse.
COPA RIO – Não chega a ser uma “nova” Copa Rio, mas algumas alterações consideráveis modificaram a principal competição estadual do segundo semestre para os clubes de médio porte do Rio. A começar pela data de início, que passa a ser 27 de agosto para o Friburguense e equipes dos grupos B, C e D (uma semana depois do previsto inicialmente), o torneio foi remodelado por conta das desistências de Quissamã, São Gonçalo, Olaria e Cabofriense. O Goytacaz, punido pela Federação de Futebol do Estado, também não participa da edição de 2014.
Para substituí-los, entram Duque Caxiense, Ceres e Campo Grande e Queimados. O Miguel Couto poderia herdar uma das vagas, mas optou por não competir. Desta forma, a Copa Rio terá 17 clubes em quatro grupos. Apenas a chave A terá cinco times, e os demais, quatro. O campeão escolhe entre a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro da Série D em 2015.