Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que, enquanto os outros 83 municípios fluminenses registravam 2.650 homicídios entre janeiro e setembro deste ano, Cantagalo, Rio das Flores, Duas Barras, São Fidélis, Cambuci, Rio Claro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto e Engenheiro Paulo de Frontin, todos com menos de 39 mil habitantes, não tiveram assassinatos.
E a sensação de segurança não passa apenas pela ausência de mortes violentas. Nessas cidades, o índice de roubos no mesmo período foi baixo ou simplesmente zero.
Neste índice de tranquilidade, três municípios da região, Cantagalo, Duas Barras e São Sebastião do Alto, estão entre os nove mais tranquilos do Estado do Rio de Janeiro. Cantagalo lidera o índice. Rio das Flores, por exemplo, não viu assalto algum. Já São José do Vale do Rio Preto registrou um.
Das nove integrantes da lista de cidades sem homicídios, São Fidélis é a que tem a maior população, com 38.710 habitantes, segundo dados do IBGE. Para garantir a segurança, o 8ºBPM (Campos) reativou os Destacamentos de Policiamento Ostensivos (DPOs) do município e criou grupos de WhatsApp para trocar mensagens com representantes da sociedade.
Neste final de semana, o jornal “O Globo” deu destaque ao índice de segurança destas cidades, publicando matérias sobre a tranquilidade de morar no interior.