Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No mês de conscientização sobre a saúde e a segurança no trabalho, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) aderiu à campanha “Abril Verde”, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), com o propósito de sensibilizar a sociedade da necessidade de investimentos na área de proteção à saúde e à segurança do trabalhador. Durante todo este mês, os prédios dos museus da Justiça de Niterói e do Rio de Janeiro estarão iluminados com a cor verde.
O objetivo da ação é chamar a atenção para os acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro para todos.
Segundo o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho – OIT (https://smartlabbr.org/sst), uma notificação de acidente de trabalho é feita a cada 51 segundos no Brasil. Segundo os dados, em 2022 foram mais de 600 mil acidentes de trabalho no país, 40 mil no Rio de Janeiro.
Abril Verde
A cor verde, que representa a segurança, foi atribuída ao mês de abril pela Organização Internacional do Trabalho em razão do dia 28, Dia Mundial e Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Outra data importante em relação ao tema é o dia 7, celebrado pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Saúde.