Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Começou a temporada de trilhas no município do Carmo e dentre elas se destaca a Trilha Ecológica da Pedreira da Prata. A atração, que está localizada a 20 km do centro da cidade, tem atraído visitantes em busca de muita aventura, sossego e contato com a natureza. A novidade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que está incentivando novos passeios e programas turísticos locais. Neste ano, o projeto também tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
Além de muita aventura, a atração ecológica também é cercada de paisagens naturais e muita história. Localizada no distrito de Córrego da Prata, a trilha permite conhecer a natureza local, descobrir nascentes e avistar paisagens exuberantes. Além disso, tem a missão de levar o visitante ao topo da Pedreira, uma formação rochosa imponente que garante uma visão única da região. Do local, é possível avistar alguns municípios vizinhos, o estado de Minas Gerais.
A trilha
A trilha tem um percurso de aproximadamente 6h de duração (3h ida e 3h volta), e 12 km de distância. Dessa forma, é um passeio que tem alto grau de dificuldade e, por isso, é ideal para os mais aventureiros, e visitantes que tenham mais disposição e bom condicionamento físico.
O trajeto inclui a subida de montanhas e também faz entrada à mata nativa. O passeio é todo conduzido por guias locais e guardas ambientais, capacitados para orientar bem os turistas.
O que levar e o que vestir
Para curtir a atração, é importante o visitante estar preparado. Por isso, é recomendável vestir roupas leves e confortáveis, e sapatos fechados. Além disso, deve-se usar boné ou chapéu, pois grande parte do percurso é de trilha aberta, com sol. Para garantir a disposição durante a caminhada, é importante levar também bastante água e lanches.
Como participar da trilha
Para participar, basta estar no local e dia marcados pelo guia. Para outras informações basta ir até a sede da Secretaria de Cultura e Turismo do município do Carmo, que está localizada na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.
Como chegar ao distrito de Córrego da Prata
Por fim, para curtir o passeio é necessário se locomover até o distrito de Córrego da Prata, que está localizado a 20 km do Carmo. Partindo do centro da cidade, é necessário seguir pela RJ-160, em uma viagem que dura aproximadamente 20 minutos. Para os visitantes que pretendem vir de Cantagalo e outras regiões, o acesso também é pela mesma rodovia.
LEIA TAMBÉM:
Trilha da Pedra da Lua movimenta o turismo ecológico em Carmo