Trilha da Pedra da Lua movimenta o turismo ecológico em Carmo

Trilha da Pedra da Lua movimenta o turismo ecológico em Carmo

Entre junho e setembro deste ano, a Trilha da Pedra da Lua atraiu um grande número de visitantes para a cidade do Carmo, na região serrana do Rio de Janeiro. Localizada no distrito de Córrego da Prata, a trilha é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Carmo, a Secretaria de Cultura e Turismo, e o jornalista ambiental, Luiz Felipe Gomes. O projeto, que incentiva o turismo ecológico, tem valorizado as belezas naturais da região, e também possui o apoio e aval dos proprietários rurais, de onde a atração está situada.

A Pedra da Lua é uma formação rochosa, originalmente formada de magma, situada próxima a Pedreira da Prata, que é uma das Unidades de Conservação de Carmo. O local é cercado por montanhas, árvores nativas da Mata Atlântica, nascentes e uma boa variedade de aves. Neste ano, cerca de 90 visitantes conheceram o atrativo, vindos de cidades como Além Paraíba (MG), Cantagalo, Nova Friburgo, Carmo e até da capital, Rio de Janeiro.

A trilha da Pedra da Lua

A trilha da Pedra da Lua foi lançada neste ano de 2024 e é considerada um percurso de dificuldade moderada, possuindo um trajeto de 8 km (ida e volta). O projeto é realizado apenas durantes os meses do inverno, que possuem baixas temperaturas, ideais para garantir um bom passeio.

A trilha é toda descoberta, ou seja, com sol, e também possui muitas subidas. Para o passeio, são indicados grupos de no máximo 40 pessoas, e não há limite de idade, porém é necessário que os visitantes possuam bom condicionamento físico. Grupos e pessoas interessadas para saber sobre as próximas trilhas podem entrar em contato com o guia, Luiz Felipe, através do telefone (22) 99244-2118.

Fauna local

Durante uma das trilhas realizadas neste ano, o fotógrafo de natureza Jardel Leite usou suas lentes para fotografar as aves comuns do local. No percurso, o fotógrafo teve a sorte de clicar uma ave em via de extinção, chamada bico-de-agulha (Jacamaralcyon tridactyla). Endêmica da Mata Atlântica, a espécie tem cerca de 18 cm de comprimento, e possui apenas 3 dedos, contra quatro da maioria das aves.

Trilha da Pedra da Lua movimenta o turismo ecológico em Carmo
Trilha realizada no dia 30 de junho. Foto: (Jardel Leite)
Trilha realizada no dia 7 de julho
Trilha realizada no dia 7 de julho
Trilha realizada no dia 7 de setembro
Trilha da Pedra da Lua movimenta o turismo ecológico em Carmo
Um pouco do percurso. Foto: (Jardel Leite)
Foto: (Cintia Maria)
Foto: (Luiz Felipe Gomes)
Foto: (Luiz Felipe Gomes)
Foto: (Jardel Leite)

Ver anterior

Saiba como calcular o valor da sua aposentadoria

Ver próximo

“Sesmarias ou “datas”: surgem as fazendas em Cantagalo”, por Celso Frauches

Um Comentário

  • 👏👏👏👏👏👏👏

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!