Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em 31 de maio, foi realizada, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, área central de Nova Friburgo, a 54ª Festa dos Jogos Florais. Na ocasião, os mais de 60 trovadores vindos de todo o Brasil e exterior foram recepcionados pelos participantes locais que, simbolicamente, fizeram a entrega da chave da cidade e a abertura da exposição de trovas que, neste ano, homenageou os 150 anos da Banda Euterpe Friburguense.
O evento, tradicionalmente realizado no mês de maio, esteve incluído na rica programação cultural que compôs o Mês das Colônias, em comemoração aos 195 anos de aniversário da cidade. “A cultura é um patrimônio muito forte da nossa região. E a trova é um produto turístico que nos torna conhecidos nacional e internacionalmente”, afirmou Elisabete Souza Cruz, assessora de comunicação da União Brasileira de Trovadores (UBT) em Nova Friburgo.
A programação se estendeu por todo o fim de semana e contou com a ‘Noite dos Magníficos’, premiando os trovadores que conquistaram três vezes consecutivas, em Nova Friburgo, as primeiras colocações nos Jogos Florais, além da oração pertinente à classe, o abraço à Praça dos Trovadores, o concerto do sesquicentenário da Euterpe Friburguense no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura e a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso em homenagem aos 150 anos da banda. “Os Jogos Florais são uma tradição que temos que cultuar e perpetuar. Além de levar o nome de Nova Friburgo para todo o país e exterior, produz muita consciência da nossa cultura e das nossas belezas. Logo, é uma alegria para a cidade sediar esta festa”, declarou o secretário de Cultura, Roberto Wermelinger.
A Festa dos Jogos Florais que, há 54 anos, faz de Nova Friburgo capital brasileira da trova, destaca a importância do movimento como berço da poesia, e encanta por seus versos nas trovas de gente da terra. “Entre as belezas da serra, a Euterpe nos convence de que é o orgulho da terra e da gente friburguense” – Dilva Moraes, trovadora e vice-presidente da UBT-Nova Friburgo. “É certo de que este movimento é algo muito forte. Somente uma ação com esta firmeza pode perdurar por tanto tempo. Estamos vibrando com esta festa”, concluiu o presidente nacional da UBT, Luiz Carlos Abrita.
Aproximadamente 60 membros de várias partes do Brasil e da UBT visitaram o busto de Luiz Otávio, um dos pioneiros na criação dos Jogos Florais, em 1960. Os trovadores, visivelmente emocionados, relembraram a infância vivida junto à saudosa fonte do Suspiro, berço de recordações e inspiração inclusive para o Hino de Nova Friburgo.
Em rodízio de trovas e com muito pesar, os membros da UBT lembraram a catástrofe climática de 2011, que destruiu a fonte, a praça dos trovadores e o monumento aos Jogos Florais. De acordo com Abbud, eles vão lutar para reconstruir esse espaço com a restauração do local.