Preservar o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Cantagalo é uma das missões da vida do Professor João Bôsco. Durante sua jornada em defesa dos prédios, jardins e tradições do município, o Professor foi incansável em iniciativas para assegurar a preservação da memória dos cantagalenses.
Além de lecionar em escolas e na Universidade (CEDERJ) e coordenar o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo, o Professor João Bôsco também é Coordenador de Patrimônio da Fazenda São Clemente.
A Fazenda São Clemente está localizada em Boa Sorte, 5º distrito do município de Cantagalo. A fazenda foi formada no século XIX, durante o ciclo do café, e atravessa quase dois séculos, testemunhando a importância e imponência da propriedade por onde circulara Francisco Clemente Pinto, Comendador da Imperial Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, Oficial da Imperial Ordem da Rosa e Conselheiro da Casa de Caridade de Cantagalo.
A propriedade se tornou uma das mais importantes produtoras de café do município de Cantagalo, acompanhando do apogeu à decadência da cafeicultura no Vale do Paraíba fluminense. Por ela passaram personagens ilustres como o Imperador D. Pedro II, o Dr. Luiz Monteiro Caminhoá e o Barão Johann Jakob von Tschudi.
Em julho de 1920, a Fazenda São Clemente passou pertencer à família Monnerat. Em novembro de 2001, Marcello Cardoso Monnerat se tornou proprietário da fazenda. O Professor João Bôsco começou a prestar consultoria para a dedicada e cuidadosa restauração da sede histórica da Fazenda São Clemente iniciada por Marcello. Recuperando móveis, as estruturas interna e externa, compondo cada ambiente minuciosamente, a restauração da fazenda assegurou que parte importante da história de Cantagalo não se perdesse.
A Fazenda São Clemente é hoje um espaço para viajarmos no tempo: conhecendo o passado glorioso da nossa cidade e enxergando o futuro nos grandes benefícios culturais e econômicos que a preservação patrimonial poderá trazer para nosso município.
“É urgente a criação de uma ampla e ousada política para os setores da Cultura e do Turismo em nosso município. Temos que promover ações que recoloquem Cantagalo no cenário do Vale do Paraíba Histórico. O Turismo é um indústria limpa e uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo atual, podemos trazer desenvolvimento e empregos para Cantagalo preservando e divulgando nossa história”, afirmou o Professor João Bôsco.