Circuito de Turismo Religioso será instituído no Rio

O Governo do Estado poderá ser autorizado a instituir um programa de promoção e desenvolvimento de circuitos de turismo religioso. A regulamentação do ‘Rotas do Sagrado’ consta no Projeto de Lei 1.964/23, de autoria original da deputada Carla Machado (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (15/04).

A medida segue para sanção ou veto do Executivo. O projeto caracteriza como turismo religioso o conjunto das atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo. Os circuitos religiosos serão compostos por locais declarados como interesse turístico ou como patrimônio cultural e histórico do Estado do Rio.

São princípios do programa o respeito ao pluralismo religioso, à preservação cultural e ambiental, e à equidade regional. Um dos principais objetivos é estimular os municípios fluminenses a promoverem o resgate e a valorização de suas festividades religiosas tradicionais.

O programa poderá contemplar ações de catalogação de atrativos e eventos religiosos no território fluminense com potencial turístico; estruturação de novas rotas de turismo religioso, e a consolidação das já existentes; divulgação dos circuitos e sua programação junto aos órgãos públicos e à sociedade civil; inclusão dos eventos relacionados aos circuitos no Calendário Oficial de Eventos do Estado; e o estímulo à cooperação e integração regional entre os municípios relacionados aos circuitos turísticos.

“Este projeto não é apenas uma proposta de fomento o turismo, ele é também um instrumento de valorização da nossa diversidade cultural e religiosa. Ao reconhecer e estruturar os circuitos de fé espalhados em por nosso Estado, estamos promovendo o desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, mas, acima de tudo, estamos dando um passo importante na luta contra a intolerância religiosa”, declarou Carla Machado.

A iniciativa é de autoria da deputada Carla Machado (PT)

Também assinam o texto como coautores os deputados Fred Pacheco (PMN), Brazão (União) e Átila Nunes (PSD), que declarou a importância da medida durante a votação em plenário: “Em alguns países, principalmente na Europa, é muito comum o turismo religioso. Nós temos aqui catedrais católicas extraordinárias, presumo que também evangélicas e temos terreiros centenários, de umbanda e de candomblé. Portanto, tenho uma honra muito grande de ser coautor desse projeto de turismo religioso”.

Ver anterior

Gestores de Esporte da região participam de encontro em Cantagalo

Ver próximo

Vereador de Bom Jardim vai à Brasília e tem audiência com autoridades federais

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!