Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A inauguração oficial do turismo rural em Trajano de Moraes, na Fazenda Olaria, contou com a soltura de pássaros, realizada pela Polícia Florestal, em ações empreendidas na região. O evento aconteceu no dia 19 de abril, na própria fazenda.
Para Cláudio Moraes, um dos herdeiros e proprietários da Fazenda Olaria, a implantação do turismo rural na propriedade é a realização de um sonho. “O objetivo é criar um espaço para que as famílias, escolas, turistas, entre outros, possam desfrutar de momentos de lazer e estudo”, informou. A fazenda, que tem cerca de 200 anos, pertenceu a barões e importantes personalidades da época do ciclo áureo do café, no século XVIII.
A representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), Fernanda Gripp, informou que o projeto está sendo implantado em 17 fazendas da região. “Nós já fizemos o treinamento das pessoas que estão envolvidas nesta fazenda no projeto e, hoje, estamos dando o pontapé inicial. Em outubro, no Dia da Criança, novas atrações serão criadas neste local”, informou Fernanda Gripp.
Na Fazenda Olaria, nasceu Galdino do Vale Filho, que foi médico e viveu na fazenda até os 10 anos de idade, indo morar em Nova Friburgo para atuar profissionalmente. Quando foi eleito deputado, instituiu o Dia da Crianças no Brasil. Ele é neto do Barão de Duas Barras, João Antônio de Moraes.
Segundo Cláudio Moraes, está sendo construído um museu na fazenda, que deverá ser inaugurado em outubro. Na Fazenda Olaria, existem peças importantes que contam um pouco da história da região. “Com apoio da Prefeitura, do Sebrae, de minha família e dos amigos estamos começando com o projeto de turismo rural”, disse.
Para marcar a inauguração foi realizada uma cavalgada denominada ‘Cavalgada de Liberdade’, com cavaleiros defendendo a preservação da natureza local.
O prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes (PSDB), fez questão de enaltecer a iniciativa e dar total apoio ao projeto. “Tenho que parabenizar o nosso eterno prefeito João de Moraes e seu filho Cláudio Moraes por esta iniciativa. Vamos incrementar o turismo rural em nosso município. Esperamos que outros municípios façam o mesmo, pois acreditamos neste setor da economia”, afirmou.
A Fazenda Olaria, que foi muito produtiva no século XVIII, guarda marcas e sinais que impressionam pela boa conservação. Aproveitando essas características, a Prefeitura de Trajano de Moraes e o Sebrae capacitaram os moradores e familiares responsáveis pelo imóvel, investindo em cursos de capacitação, inaugurando um projeto pioneiro no município e que animou toda a região, já que todos são inseridos num programa de desenvolvimento e de parcerias.
Para a inauguração, o ex-prefeito João de Moraes Souza, junto de seus familiares, recepcionaram os visitantes e, numa bonita solenidade de abertura, explicaram o que acontecerá futuramente para todos os participantes daquela tarde festiva.
Estiverem presentes, além do prefeito Carlinhos Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Rejane Gomes; o vice-prefeito Omair Diniz (PP) e a esposa Ada Sereno; o presidente da Cooperativa de Macuco, Sílvio Marini; os vereadores Hélio Luiz (PSDB), Jorginho Diniz (PP) e Isaías Nogueira (PSDB), atual presidente do Legislativo; a representante do Sebrae, Fernanda Gripp; representantes da Emater; do Sindicato Rural, além de diversas famílias de toda a região.
Produtores devem vacinar rebanho contra a febre aftosa até o dia 30 de maio
De 1º a 30 de maio, acontece a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de Cantagalo, que dá suporte aos produtores durante o período dedicado à imunização dos animais, os bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias devem ser vacinados nesta primeira fase da campanha.
Cantagalo possui o maior rebanho da Região Serrana, com 57.881 bovinos e bubalinos, dados referentes à campanha de maio de 2013. O município possui, também, a maior bacia leiteira da região. No ano passado, 94% do rebanho foram vacinados, um número que está acima da média do estado, que atinge 90% de cobertura imunizatória. Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Vollú, os dados representam um grande avanço para os produtores do município.
Após vacinar o rebanho, o produtor deve entregar a declaração de vacinação ao Núcleo Regional de Defesa Agropecuária ou ao Sindicato Rural de Cantagalo. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição das vacinas. Quem não declarar a vacinação poderá receber auto de infração, ter a propriedade interditada, ser multado em até 20 mil Ufirs, além de arcar com o pagamento da taxa de duas Ufirs por animal não vacinado.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres. A vacinação é feita somente em bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, inclusive os recém-nascidos. Na segunda etapa, que ocorre em novembro, são vacinados somente bezerros de até dois anos.
Carmo receberá patrulha mecanizada do Estado
O município de Carmo será novamente beneficiado com uma patrulha mecanizada do Governo do Estado para cuidar das estradas de produção neste final de abril. Serão 17 máquinas dedicadas aos reparos necessários nas vias carmenses.
O Governo do Estado disponibilizará um caminhão pipa, um caminhão truck, três caminhões toco, quatro retroescavadeiras, três tratores, um trator de esteira, uma patrol, uma pá carregadeira, um rolo e uma escavadeira hidráulica.
– A zona rural é o lugar mais afastado, por conta disso, a gente sinaliza que quer ajudar, mostra o interesse em valorizar, melhorar e fazer que as coisas aconteçam. Em Carmo, são mais de 500 propriedades rurais. Se cada uma tiver uma pessoa ligada diretamente, ela está empregando um cidadão. E tem propriedade que tem 40, 50 funcionários. Por isso, a zona rural é a que mais emprega no município – afirmou o prefeito César Ladeira (PT).
Projeto turístico para as belezas de Nova Friburgo
Depois do bem-sucedido projeto Diagnóstico de Campo Turístico Ambiental de Nova Friburgo: Bacia do Rio Macaé, a parceria entre o Centro de Estudos e Conservação da Natureza e a ETR (Empresa de Turismo Receptivo) volta em 2014 com o Projeto Levantamento das Potencialidades Paisagísticas de Nova Friburgo.
O município possui abundantes recursos naturais e um dos principais é a beleza cênica. A equipe técnica percorrerá trajetos mais ou menos conhecidos dos friburguenses, registrando, com alta qualidade de imagem, os melhores ângulos das paisagens observadas e geocodificando os pontos de maior interesse com auxílio de aparelhos GPS.
O bairro Suíço é um dos mais valorizados do ponto de vista imobiliário. Além de sua proximidade do Centro da cidade e dos seus serviços, possui belíssima vista da cidade e das montanhas circundantes do vale do Rio Bengalas, o primeiro a ser ocupado, no início do século XIX, quando da colonização suíça no atual território que hoje forma Nova Friburgo.