Turismólogo palestra sobre caminhos para o turismo rural em Carmo

O turismólogo e doutorando em ciências sociais Dan Gabriel D’Onofre realizou uma palestra de, aproximadamente, uma hora, no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco, no último dia 13 de janeiro, para tratar sobre o turismo rural em Carmo.

O pesquisador, de família carmense, já produziu estudos sobre o município e apontou caminhos a serem seguidos para Carmo entrar na rota do turismo. “A contribuição que trago para o município é expor o que eu coletei em campo e ressaltar as potencialidades. Acho que Carmo tem uma possibilidade muito grande de desenvolver o agroturismo pelo fato de ainda existirem famílias que produzem diversos gêneros alimentícios e de extração que não fazem parte do cotidiano de quem mora na cidade”, afirmou Dan Gabriel D’Onofre.

A grande oportunidade para Carmo se tornar um polo turístico é, sem dúvida, sua área rural e as belezas naturais. Dan apontou os passos necessários para Carmo conseguir atrair mais visitantes e demonstrou como pode ser feito o trabalho em um curto espaço de tempo. Segundo ele, é possível que Carmo tenha um produto turístico consolidado em menos de um ano.

O evento contou com a presença de diversos proprietários rurais, que mostraram seus pontos de vistas e suas possibilidades. A colaboração destes donos de propriedades no campo é fundamental para que os visitantes sejam bem recebidos e tenham atrações para visitar no município. “Quando Dan veio com essa proposta de que precisávamos fazer um inventário, comprei a ideia, chamei o pessoal, que fotografou. Este é o início de uma grande jornada. É uma necessidade nossa, temos tudo aquilo que é preciso para começar”, disse o prefeito em exercício César Ladeira (PT) na abertura da palestra.

Após a excelente exposição de Dan Gabriel D’Onofre, uma equipe da Prefeitura de Carmo apresentou um mapeamento inicial dos pontos turísticos do município. O trabalho fotográfico foi exposto e mostrou as principais possibilidades de exploração turística.

– Carmo deve implementar políticas públicas atreladas ao Plano Nacional de Turismo. Existem funções que são básicas que o município tem que fazer, relacionadas principalmente ao levantamento de um inventário. Com base nisto, é que saberemos os recursos que o município possui – concluiu o turismólogo.

A Prefeitura também já está investindo na preparação de vários locais que poderão ser explorados turisticamente no município.

Ver anterior

Ministra Marta Suplicy recebe o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura

Ver próximo

Empresas podem fazer certificação digital na Aciacan

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!