Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em tempos de crise, algumas iniciativas têm que ser feitas para incrementar a situação econômica do país. É o que está sendo visto em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo. A comunidade da Vila Areinhas recebeu um grupo de turistas de Nova Friburgo para conhecer o trajeto do Caminhos do Imperador, e almoçaram no local, com as delícias das comida caseira. Esse grupo de turistas, que visitou a região no dia 16 de maio (sábado), foi formado por 40 pessoas que vieram conhecer um pouco das belezas naturais e da história, principalmente da época do Império.
– Estou acreditando muito no turismo em Cantagalo como uma forma de reacender e fortalecer o nosso município a médio e longo prazos. Temos várias formas de explorar o potencial turístico que temos, seja no rural, ecológico, esportes de aventura e, principalmente, o histórico-cultural, que, para mim, é a cereja do bolo, e o que dará o encanto e a magia a todos os outros canais de turismo – afirmou o empresário Mezak do Couto, um dos entusiastas do projeto.
Na última visita do projeto, participaram visitantes de Cordeiro. Eles disseram que nem imaginavam que, na região, havia tanta riqueza cultural. “Graças a Deus, todos ficaram encantados e felizes com o dia que passaram aqui. E já estão divulgando para os amigos e familiares, para que possam vir conhecer”, informou Mezak.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é parceiro do projeto. Uma reunião será feita em Boa Sorte com a comunidade para que todos possam participar e ajudar, de uma forma ou de outra, para que isso aconteça de fato, e, com isso, trazer benefícios à localidade.
Na Vila Areinhas, foi servido um almoço pelos moradores aos turistas. Eles conseguiram vender tanto o almoço quanto doces caseiros e artesanato aos visitantes, conseguindo uma renda extra durante o evento.
A visita dos turistas culminou, ao final do dia, com uma visita às ruínas das antigas senzalas na Fazenda Santa Rita, em Euclidelândia, terceiro distrito, onde também foi servido um café colonial ao grupo.
Na fazenda, houve uma apresentação do grupo de capoeira dos mestres Xixa e Preguinho, de Cantagalo, o que agradou bastante os turistas.
– Acho que devemos começar a fazer o dever de casa e divulgar este potencial que temos para as pessoas do próprio município de Cantagalo, e convidá-los a vir conhecer tudo o que temos, com um olhar voltado a apreciar a cultura e a história local – afirmou Mezak.
O projeto Caminhos do Imperador já tem uma estrutura de guias e um roteiro montado, onde o turista passa um dia inteiro com muitas atividades e conhece um pouco mais da história da região, que foi muito importante para o Brasil do século XIX.
Com um custo de apenas R$ 60, o turista desfruta o dia inteiro do roteiro, que tem início no Espaço Cultural Hermir Gil Caetano, no Centro de Boa Sorte. Depois, o visitante conhece os Caminhos do Imperador, parando em vários pontos estratégicos, como a Pedra do Chapéu, almoçando na Vila Areinhas; no retorno, finalizando a tarde na Fazenda Santa Rita, em Euclidelândia, conhecendo as ruínas das antigas senzalas e saboreando um café colonial.
O projeto Caminhos do Imperador teve início em 2013, quando foi realizada a primeira visita. Já o Espaço Cultural Hermir Gil Caetano foi inaugurado no ano anterior, em 2012.