Turistas participam do passeio “Caminhos do Imperador” em Boa Sorte

O mês de maio foi marcado por muitos passeios e novos visitantes que conheceram a Rota do “Caminhos do Imperador”, no distrito de Boa Sorte. Neste período, o programa contou com a participação de estudantes e também turistas vindos de outras cidades do estado do Rio.

No mês de maio, o passeio recebeu 30 alunos da Escola Municipal Júlio Vieitas, do município de São Sebastião do Alto. Além disso, 15 turistas de Cachoeiras de Macacu conheceram a região através da parceria com a Sandra Seara, da agência Pé no Caminho. A atração também recebeu 23 turistas do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo, através da parceria da Agência Friburguense Nova Tour.

“Já estamos recebendo contatos de outras agências da região e também de Maricá e do Rio de Janeiro, com interesse em fazer o passeio nos próximos meses. Estamos muito confiantes com a retomada do projeto, pós pandemia. O turismo doméstico ligado ao rural e ao ecológico já era uma grande tendência, e com a pandemia cresceu ainda mais. As pessoas estão buscando mais o contato com a natureza, o interior, respirar ar puro e ter uma experiência agradável, e a nossa vantagem que além de ecoturismo e o rural, temos o histórico cultural, onde coroa o nosso circuito com um dia de muitas experiências e uma verdadeira viagem no tempo e na história de nossa região”, afirmou Mezak Gualberto, coordenador do projeto turístico do “Caminhos do Imperador”.

O passeio no mês de maio também contou com a participação do Imperador, Alceu Dalbone, personagem que abrilhantou ainda mais o programa e fez a alegria dos visitantes.

A presença do Imperador fez a alegria dos visitantes durante o circuito para a Pedra do Chapéu, onde, segundo a história, Dom Pedro II parou para tirar um cochilo.
As fazendas históricas da região também guardam detalhes arquitetônicos ainda muito preservados, o que chama a atenção dos visitantes.

Passeio para estudantes

O passeio do “Caminhos do Imperador” possui dois formatos e um deles é para os estudantes, considerado um mini passeio. O programa é exclusivo para alunos das escolas públicas e privadas de toda a região, que participam através da doação de 1kg de alimento não perecível, doado para famílias carentes de Boa Sorte.

O passeio destinado para os alunos começa às 9h da manhã, com lanche na área aberta da loja Almek Center. Depois, os alunos são levados até o Espaço Cultural Hermir Gil Caetano no interior da loja, onde aproveitam para assistir a uma apresentação da história regional. Em seguida, o grupo é levado para explorar a região, e o passeio é encerrado às 13h, nas ruínas das senzalas da Fazenda Santa Rita, em Euclidelândia. Todo o programa une história, cultura, curiosidades e belezas naturais.

O passeio completo

O “Caminhos do Imperador” é um circuito turístico que oferece uma série de atrações e atividades também para um dia inteiro. O passeio completo começa no Espaço Cultural Hemir Gil Caetano, localizado na loja Almek Center, e leva o visitante a conhecer um grande acervo da história regional.

O primeiro ponto de parada do passeio é a Pedra do Chapéu, onde, segundo a história, Dom Pedro II parou para tirar um cochilo e, ao acordar apressado, esqueceu o chapéu sobre a pedra, dando origem ao nome. Seguindo o percurso, os visitantes conhecem o Açude de Areias, em uma região que reúne uma grande variedade de pássaros e outros animais da fauna brasileira. De acordo com antigos moradores, no local existiam casas e plantações e o açude havia surgido misteriosamente.

Outros pontos de visita são a Vila Areinhas e a histórica Fazenda Santa Rita. A Villa Areinhas é uma comunidade quilombola onde 90% dos habitantes são negros e descendentes direto dos escravos da Fazenda de Areias. Já a Fazenda Santa Rita possui ainda as ruínas das antigas senzalas e foi o local onde o Barão de Nova Friburgo comercializava os escravos.

Durante todo o passeio, os participantes podem admirar as belezas do distrito e a rica história que Boa Sorte possui, evidenciando os cenários da região e a sua importância no traço histórico do país.

Todo o passeio une história, cultura e muitas belezas naturais. A experiencia é marcante!

Como participar

O passeio do “Caminhos do Imperador” acontece sempre aos sábados, tendo um grupo de no mínimo 15 pessoas. O programa tem início às 9h, com café da manhã na Loja Almek e uma visita ao espaço cultural. Depois, o grupo de visitantes realiza o percurso pela região, retornando às 13h30 na Fazenda Sossego, onde é servido um delicioso almoço típico. O programa termina por volta das 16h e garante uma experiência completa pela história local.
Para participar do passeio é preciso realizar reservas e agendamentos pelo telefone (22) 2553-2500. Crianças de até 6 anos não pagam ingresso, crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada e adultos R$150,00.

Ver anterior

Estudantes municipais doam alimentação para animais de rua

Ver próximo

Estado do Rio terá novo Dia D contra gripe no próximo sábado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!