UHE Itaocara e Fiocruz apoiam o combate ao aedes aegypti

A Usina Hidrelétrica Itaocara firmou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), excelência no combate a endemias em todo o Brasil, com o objetivo de reforçar as ações de controle do mosquito aedes aegypti nos municípios de Aperibé, Cantagalo, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e Pirapetinga (MG). A proposta consolida o compromisso do empreendimento hidrelétrico de apoiar as iniciativas dos municípios de sua área de influência.

Para melhor interação com a região, a equipe da Fiocruz, coordenada pelo professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Luciano Toledo, esteve, nos dia 31 de março e 1º de abril, visitando as secretarias de Saúde dos cinco municípios. Durante esses encontros, a equipe apresentou o desenvolvimento das atividades.

A proposta da parceria da usina com a Fiocruz é contribuir com as ações já desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde. A campanha prevê atualização dos protocolos de prevenção e tratamento da dengue, chikungunya e zika vírus. Também acontecerão atividades abertas à população, visando a conscientização para a prevenção contínua na eliminação de criadouros de larvas do mosquito.

Entre as atividades propostas estão a realização de diagnóstico da situação e tendências da dengue, chikungunya, zika vírus e microcefalia, além do grau de infestação pelo mosquito aedes aegypti na área de influência da UHE Itaocara, nos últimos dez anos.

A equipe da Fiocruz também realizará visitas técnicas nas unidades de Vigilância Epidemiológicas/Controle de doenças dos municípios.

A parceria Usina Hidrelétrica Itaocara e a Fiocruz prevê ainda workshop regional dirigido aos agentes de saúde para repasse de métodos mais atuais e técnicas recentes de controle do mosquito e tratamento das doenças transmitidas por ele. 

Também serão realizadas palestras nos cinco municípios sobre os aspectos mais relevantes da epidemiologia, destinadas à população em geral, além de montagem de estandes da Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde, em local público, igualmente nos cinco municípios, onde serão realizadas atividades de educação em saúde.

Ver anterior

Trajano de Moraes conquista Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Ver próximo

PP realiza encontro com lideranças do partido

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!