Unidade Móvel de Castração de cães e gatos já está em funcionamento no município de Cordeiro

A Unidade Móvel de Castração de cães e gatos, conhecida como “castramóvel”, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cordeiro, já está em atividade no município. Após realizar a castração de felinos domiciliares, o projeto se prepara para garantir a esterilização de animais em situação de rua.

De acordo com a coordenadora Gisele Guzzo, o castramóvel surgiu através de uma emenda parlamentar e já garantiu a castração de felinos machos e fêmeas em toda a cidade. O projeto também pretende realizar, em breve, a castração de cães domiciliares. Atualmente, a unidade se dedica apenas em capturar e castrar cães de rua.

 

Atualmente, a unidade se dedica apenas em capturar e castrar cães de rua.
Atualmente, a unidade se dedica apenas em capturar e castrar cães de rua.

 

Ainda segundo Gisele, com a castração de animais de rua, não está sendo necessário realizar o cadastro de pessoas, uma vez que os animais não possuem donos. Nessa fase da campanha, a equipe do projeto está focada apenas em garantir que os animais sejam castrados e devolvidos em um local onde estejam familiarizados.

De acordo com o veterinário, Leandro Espíndola, que também atua na campanha, a castração consiste em realizar a esterilização de cães e gatos. O profissional afirma que a recuperação dos animais é rápida, porém mais lenta em gatas e cadelas, devido ao processo cirúrgico. Apesar disso, o veterinário garante que o objetivo da ação é recuperar os animais da melhor maneira possível, para que eles voltem rapidamente ao seu local de origem.

 

 

Como participar

Os donos de pets interessados em participar da campanha de castração devem se dirigir até o Parque de Exposições Raul Veiga, onde o castramóvel está localizado. O cadastro é realizado toda segunda-feira, das 9h às 11h da manhã. Já as avaliações e castrações acontecem às terças e quartas-feiras.

De acordo com a prefeitura de Cordeiro, para realizar o cadastro é preciso apresentar os seguintes documentos: xerox de CPF, identidade e/ou CNH, título de eleitor, comprovante de residência e comprovante de renda (cartão do Bolsa Família ou BPC, Benefício de Prestação Continuada), que comprove a renda de até dois salários mínimos, de acordo com a lei municipal nº 2.596/22. Também é possível saber mais informações sobre a iniciativa através do WhatsApp (22) 98136-5082.

 

Assista ao vídeo:

https://www.facebook.com/watch/?v=132464723125256

Ver anterior

Projeto Páscoa Feliz realiza entrega de mais de 800 ovos de chocolates na região

Ver próximo

“Wandinha Addams – A peça” estará em cartaz neste final de semana

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!