Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O mercado da Região Serrana da Ceasa-RJ (Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro), em Nova Friburgo, abrigou, no último dia 26 de abril, o projeto Fazenda Legal, que, pela primeira vez, aconteceu na cidade, reunindo cerca de 600 produtores locais e de municípios vizinhos.
Criado em 2005 pela Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Fazenda Legal visa propagar, gratuitamente, conhecimentos da área rural, com orientações para o produtor se manter em dia com suas obrigações legais e desenvolver o seu negócio.
Também em Nova Friburgo, cerca de 160 produtores rurais do distrito de Salinas se reuniram, no dia 25 de abril, no encontro promovido pela Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de Nova Friburgo, presidida pelo vereador Alcir da Fonseca Lima. Um dos assuntos tratados foi a revitalização do Pavilhão 30 da Ceasa-RJ (o Pavilhão da Couve-Flor), em Irajá. Especialmente preparado para a comercialização de produtos de safra, o espaço tem beneficiado produtores rurais de Nova Friburgo, cidade que mais produz a hortaliça em todo o Brasil. Com a instalação do pavilhão no último dia 2 de abril, a Ceasa passou a isentar produtores do pagamento de condomínio, assim garantindo gratuidade para a comercialização.
– A proposta é difundir informações que facilitem a vida do produtor rural, mantendo-o atualizado sobre as novidades do mercado e aumentando a sua qualificação. Os temas sugeridos para o ciclo de palestras são propostos pelos próprios produtores – explica Rodolfo Tavares, presidente da Faerj.
Concurso Rainha da Exposição de Cordeiro será realizado no primeiro dia de festa
A Prefeitura de Cordeiro confirmou, no último dia 28 de abril, a realização da 72ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial entre os dias 12 e 20 de julho, respeitando calendário pré-estabelecido pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. De acordo com o prefeito Leandro Monteiro (PCdoB), o resgate dos nove dias de festa valoriza todos os setores envolvidos no evento, especialmente o agropecuário, com a possibilidade de Cordeiro receber um número expressivo de animais na versão 2014 da feira.
Sobre a grade de shows, o secretário de Turismo, Telmo Santana, adianta que a festa receberá nomes de destaque da música brasileira, com uma programação que vai agradar a vários gostos e estilos. “A pedido do prefeito, vamos divulgar a programação completa no mês de maio. Podem ter certeza que realizaremos uma grandiosa exposição”, garante o secretário.
Algumas novidades, como a valorização da Tenda Cultural e da Feira de Moda, que ganharão novos espaços, estão incluídas. Também a exclusão do rodeio, em contribuição com os movimentos contra os maus tratos aos animais. Outro diferencial será o concurso da Rainha da Exposição no primeiro dia de festa, para que ela e as princesas possam “reinar” durante o evento.
O prefeito faz questão de destacar a ampla divulgação do evento com antecedência. “Nossa intenção é movimentar a economia de Cordeiro, não só durante os nove dias de festa, mas desde quando começarmos a divulgá-la. Assim, atrairemos mais turistas, valorizando o nosso comércio, os prestadores de serviços e todos aqueles que se envolvem direta ou indiretamente com a exposição, uma das maiores festas do interior fluminense”.
Macuco recebe Feira Rio Genética
Macuco recebe mais uma Feira de Animais do Programa Rio Genética, da Secretaria de Estado de Agricultura, para melhoramento da qualidade do rebanho bovino leiteiro no Rio de Janeiro. A 26ª edição do evento, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, vai disponibilizar 200 vacas e novilhas da raça Girolando, financiadas pela linha de crédito com recursos do Tesouro Estadual, juros de 2% ao ano e até cinco anos para pagamento.
Para o vice-presidente da Cooperativa Agropecuária de Macuco, Marcus Tadeu Erthal, a introdução de animais melhorados geneticamente nos rebanhos dos associados tem sido um dos fatores para o crescimento da captação de leite. Atualmente, a cooperativa recebe 160 mil litros diários, de produtores de 24 municípios da região.
– O Rio Genética vem ao encontro dos nossos anseios, que, aliado a um trabalho de nutrição animal e disponibilização de tecnologias aos associados para melhoria da qualidade do produto, vem permitindo um crescimento de 10% ao ano na Cooperativa de Macuco. Vacas com produção de 20 a 25 litros de leite/dia já são comuns nos rebanhos de nossos produtores – enfatizou.
Em junho de 2011, foi realizada, no município, a 14ª Feira de Animais Rio Genética. Na ocasião, foram comercializados 245 animais, financiados no valor total de R$ 1,3 milhão.
Em 2013, a Cooperativa de Macuco promoveu uma nova oportunidade de acesso a animais de qualidade para seus associados. Parte dos quase R$ 10 milhões de créditos de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) recebidos foi investido em matrizes e tourinhos geneticamente melhorados e financiados aos cooperados.
Palestras auxiliam produtores de Macuco
A Secretaria de Agricultura de Macuco, em parceria com o Sindicato Rural de Trajano de Moraes, promoveu, dias 29 e 30 de abril, palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e licenciamentos ambientais com o engenheiro agrônomo Kurt Kaufmann, no Macuco Rural Park. A intenção é auxiliar os produtores a entenderem como funciona o novo sistema e como ele deve ser preenchido e como proceder para conseguir as licenças necessárias para atividades potencialmente poluidoras.
O CAR ainda não foi regulamentado, mas será obrigatório para todas as propriedades rurais. E, em relação aos licenciamentos, Kurt ressaltou que, hoje, é necessária uma licença para plantio de eucaliptos, entre outras atividades.
Para o secretário de Agricultura, Arnaldo Boaretto, esse tipo de encontro é sempre bem vindo. “Buscamos sempre ajudar os produtores com o que é necessário, atendimentos com maquinários, cursos, palestras. Nossa meta é o apoio ao homem do campo”.
Na ocasião, os produtores que participaram tiraram dúvidas, inclusive sobre o novo Código Florestal e ressaltaram que saíram da palestra mais seguros em relação do que devem fazer. “Agradeço a realização dessa palestra. Todos os produtores deveriam participar para tirarem dúvidas e saberem o que podemos e o que não podemos fazer mais nas nossas terras, para não termos problemas. O palestrante nos trouxe uma palavra de conforto, pois estávamos preocupados com essas questões”, disse um produtor local, Celso.
Carmo quer vacinar 99% contra a aftosa
A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa vai até o final do mês e Carmo busca repetir os índices das campanhas anteriores. Em novembro do ano passado, foram vacinados 99% do rebanho do município. Foram 30.309 cabeças imunizadas. Agora, o objetivo é alcançar o mesmo percentual ou mais.
A vacinação é obrigatória e os pecuaristas têm até 31 de maio para comprar as doses de vacina em casas credenciadas, aplicar e entregar a declaração de vacinação no posto de Defesa Agropecuária, localizado na Secretaria Municipal de Agricultura. Caso um produtor não vacine seu rebanho, ele será advertido, e, mantendo-se sem imunizar seu gado, será multado.
– Nós precisamos dessa parceria do produtor com o poder público. A equipe aqui é excelente. É fundamental que essa campanha seja bem feita – afirmou o secretário de Agricultura de Carmo, Armando Monteiro.