Universidade abre Escola Superior de Gastronomia em Nova Friburgo

Candido Mendes vê no investimento oportunidade para alavancar o turismo da região

A Escola Superior de Gastronomia da Universidade Candido Mendes (Ucam) abre as portas oficialmente nesta sexta-feira, 1º de fevereiro. Localizada no Nova Friburgo Country Clube, um dos maiores cartões postais da cidade, a escola inicia suas atividades e já registra sucesso absoluto: o curso de extensão Chef – Cozinha Nacional e Internacional, com 200 horas/aula, já fechou a primeira turma, com aulas iniciando no dia 18 de fevereiro. E boa parte das vagas da segunda turma também foi preenchida. O calendário de atividades da escola prevê a realização de cursos práticos nos finais de semana, para atender à forte demanda do turismo gastronômico da Região Serrana.

Além do curso de extensão Chef – Cozinha Nacional e Internacional, com inscrições abertas para a segunda turma (as outras turmas de risoto, dias 2 e 3 de fevereiro, já estão lotadas). Uma terceira turma, para a oficina com o chef colombiano Jacobo Alvarez, coordenador acadêmico da escola, e o diretor e chef Salvador Neto, ainda tem vagas. O curso será realizado sexta-feira, 1º de fevereiro, inaugurando as instalações da Escola de Gastronomia, que englobam uma cozinha industrial com quatro estações de trabalho para oito alunos cada; sala de aula para 30 alunos, biblioteca e salão.

Mais do que uma escola superior para formação de profissionais qualificados para ingressar no mercado, a Escola Superior de Gastronomia pretende ser referência em todo o estado do Rio de Janeiro,  inserindo-se no circuito turístico gastronômico da Região Serrana, atraindo moradores de todo o estado, do Brasil e até de outros países, para participarem de cursos rápidos, específicos e temáticos, nos finais de semana. Visa, também, formar mão de obra especializada para atuar nos restaurantes e hotéis da região.

A ideia do pró-reitor de Coordenação Expansão da Ucam, professor Alexandre Gazé, surgiu há mais de um ano, entre vários projetos de retomada do desenvolvimento do setor turístico de Nova Friburgo após a tragédia de janeiro de 2011. Dois anos depois da maior catástrofe climática do País, que devastou o município, a Universidade Candido Mendes investe na Escola de Gastronomia, com profissionais internacionais e a formatação de uma graduação, em fase de finalização de seu projeto acadêmico. Além dos cursos profissionalizantes, a escola oferece um leque de cursos rápidos e oficinas, além de workshops e cursos personalizados para grupos e empresas.

COORDENAÇÃO – A Escola Superior de Gastronomia Candido Mendes tem como diretor o chef e empresário Salvador Netto, que acumula, em seu currículo, uma série de cursos de especialização em outros países, com excelente relacionamento com nomes internacionais da gastronomia.

Como coordenador acadêmico está o chef colombiano Jacobo Alvarez, dono de uma cadeia com mais de 70 confeitarias em diversos países da América do Sul. Jacobo Alvarez é formado em artes culinárias pelo Instituto Latino-Americano de Artes Gastronômicas Mausi Sebess, onde é professor.

Ver anterior

Ecad informa sobre direitos autorais

Ver próximo

Sesc realizará atividades em Cordeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!