Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nascida no município de Macuco, Maria Raquel da Silva, de 77 anos, sempre foi apaixonada pela educação, mas trilhar esse caminho nem sempre foi fácil. Maria Raquel entrou na escola depois de muitos anos com o auxílio de seu pai, que era zelador. Após muitos esforços e dedicação, a macuquense alcançou a formação de professores, quando passou a dar aulas na região. No entanto, a idosa sempre quis ir ainda mais longe.
Passados quase 60 anos, mesmo aposentada, Maria Raquel decidiu que era a hora de ter um diploma universitário, e foi cursar Matemática, na Uniube. No entanto, na reta final do curso, foi diagnosticada com um câncer no intestino, que inviabilizou a sua participação na festa de formatura, marcada inicialmente para dezembro de 2023.
Estava quase certo de que ela teria de receber o diploma individualmente. Mas, em um ato de solidariedade, os colegas de curso resolveram adiar a solenidade de colação de grau. Os estudantes esperaram a idosa se recuperar do tratamento e poder participar da cerimônia, que foi realizada em abril deste ano, na Câmara Municipal de Macuco. Hoje, Maria Raquel, recém-formada na faculdade, se sente agradecida pelo gesto dos seus colegas de turma: “achei muito importante. Não contava com isso. Foi uma surpresa para mim. Ter o carinho dos colegas nesse momento foi muito bom”, afirmou a idosa, em entrevista ao Jornal O GLOBO.
Além do ato de carinho dos estudantes por Maria Raquel, a idosa ainda recebeu mais surpresas. A Universidade de Uberaba (Uniube), em cujo cursou Matemática, resolveu presenteá-la com a bolsa para um curso de pós-graduação EaD. Agora, Maria pode escolher entre 200 cursos e dar continuidade aos estudos.
Assista ao registro em vídeo: