UPA de Conselheiro Paulino é a terceira melhor do estado

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), e o secretário de Saúde, Luís Fernando Azevedo, realizaram, no último dia 3 de março, uma visita à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Conselheiro Paulino, seguida de uma entrevista coletiva com a imprensa, na qual convocaram a população a passar pela unidade antes de procurar o Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS). Segundo Rogério Cabral e o secretário Luís Fernando, a UPA de Conselheiro tem todas as condições de atender à população, encaminhando para o Raul Sertã apenas os casos mais graves.

Rogério Cabral iniciou a coletiva comemorando os resultados da unidade. “Recebemos a notícia dando conta de que a nossa UPA de Conselheiro foi classificada como a terceira melhor do estado do Rio de Janeiro. Quando realizamos a licitação para o gerenciamento da unidade, tínhamos este objetivo: ser referência e ter uma das melhores unidades do estado. Desde que a Unir assumiu a unidade, por possuir um modelo de gestão plena, a execução de procedimentos administrativos é muito mais rápida, pois a facilidade da iniciativa privada para tomar atitudes, como reparos e trocas de equipamentos, é muito maior, e não se esbarra em entraves como licitações e tantas outras burocracias que passamos na gestão pública. Desta maneira, pedimos à população que venha para UPA quando houver necessidade. Aqui, os profissionais darão todo o atendimento necessário, assim como a realização de exames, de forma mais rápida do que no hospital – em que a demanda é maior – e, se necessário, o paciente será encaminhado diretamente para internação no hospital”, disse o prefeito friburguense.

Segundo ainda o prefeito Rogério Cabral, a UPA de Conselheiro apresentou os resultados da excelência de trabalho, na qualidade e rapidez do atendimento, assim como na infraestrutura, o que proporciona um melhor acolhimento e atendimento à população.

Em pesquisa de qualidade de atendimento, a unidade de saúde de Conselheiro Paulino chegou a mais de 90% de aprovação no último mês de janeiro, sendo relacionada como a terceira melhor unidade do estado do Rio de Janeiro.

A capacidade de atendimento diário da unidade pode chegar a 450 pessoas por dia, resultando em uma redução no fluxo de pacientes na urgência do HMRS e, consequentemente, possibilitando um melhor atendimento e priorização de casos graves no hospital local.

Rogério Cabral e Luís Fernando Azevedo conversaram com os jornalistas por mais de 2 horas sobre a UPA e temas da área de saúde no município, como a busca pela estadualização do Hospital Raul Sertã, as ampliações e atendimentos nos postos de saúde e o compromisso com a Atenção Básica, a Clínica da Família de Olaria e a UPA anexa ao hospital, que irá incorporar a urgência da unidade de saúde, possibilitando o aumento de leitos no hospital e melhor atendimento a todos.

Luís Fernando corroborou o discurso do prefeito e acrescentou: “estamos trabalhando arduamente para dar uma saúde de qualidade a Nova Friburgo. Nossa atenção básica já conta com 36 médicos de família. Recebemos, agora, mais cinco médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) e mais dois médicos do Programa Mais Médicos. Temos recebido elogios do Ministério Público pela nossa UPA e, frequentemente, nos reunimos para alinhavar objetivos e melhorias em nossa rede. Temos melhorado nossos postos e unidades e estudaremos uma forma de implantar o mesmo sistema de atendimento da UPA em nosso hospital. Aproveito para agradecer a esta equipe maravilhosa que elevou a nossa UPA para a terceira colocação do estado e peço à população que, quando necessário, venha à UPA de Conselheiro, pois temos um atendimento de excelência com triagem e classificação de risco, além de toda infraestrutura que dá o acolhimento necessário ao paciente”, afirmou o secretário.

 Luís Fernando Azevedo finalizou dizendo que Nova Friburgo é referência de 14 municípios vizinhos e o desafio ainda é grande, mas os resultados já estão aparecendo.

Ver anterior

JORNAL DA REGIÃO tem grande aceitação em Nova Friburgo

Ver próximo

Obra da policlínica de Duas Barras continua paralisada, aguardando solução dos governos estadual e federal

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!