Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O prefeito de Cordeiro, Salomão Lemos (PR), iniciou a recuperação da usina de reciclagem de lixo do município, desativada há cerca de 10 anos. De acordo com o prefeito, foram iniciados serviços de limpeza e recuperação das estruturas física e operacional da usina, estando previsto para março o início das atividades na unidade.
Quando a usina estiver operando normalmente, será administrada por uma cooperativa de catadores, cuja criação foi incentivada pela Prefeitura. No galpão de recepção, duas pessoas estarão atuando. Já na esteira de triagem, trabalharão 14 catadores. A usina de lixo contará, também, com um moinho para triturar o lixo orgânico.
Os depósitos de lixo orgânico receberão, também, os galhos provenientes de podas de árvores. O material triturado será transformado em adubo. Já os depósitos destinados ao rejeito estarão disponíveis para que empresa especializada recolha o que for armazenado e transporte para aterro sanitário.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Lauro Conde, a Prefeitura recupera a usina para cumprir a Lei 12.305/2010, que regulamenta a destinação correta dos resíduos sólidos. “Teremos, ainda, um local destinado ao entulho de obras, que será moído e utilizado na melhoria de estradas vicinais. Mas só aceitaremos o entulho que não estiver misturado ao lixo”, informa Lauro.