Usina Hidrelétrica Itaocara prevê plantio de um milhão de árvores

A Usina Hidrelétrica Itaocara (UHE Itaocara) prevê o plantio de um milhão de árvores da Mata Atlântica no entorno do reservatório e áreas próximas ao empreendimento. A recomposição da vegetação da região, tanto em áreas de proteção permanente quanto na formação de áreas de conservação ambiental, levará cerca de 10 anos. A informação foi transmitida pelo gerente ambiental da UHE Itaocara, Mário Trento, durante a entrevista coletiva de imprensa realizada no último dia 1º de junho, na sede da empresa, em Itaocara.

Durante a entrevista coletiva, Trento ressaltou os benefícios do Programa de Reflorestamento: recuperação de nascentes, proteção das margens do rio e, a médio e a longo prazos, aumento do volume de água nos rios Paraíba do Sul e Pirapetinga. Como ganho indireto, as novas áreas verdes contribuirão para uma maior arrecadação dos municípios com a criação de áreas de conservação ambiental por meio do ICMS Verde.

Um outro programa que acompanha as atividades de reflorestamento é o de resgate e salvamento de germoplasma, que fará a identificação e coleta das sementes para a formação de mudas nativas para o plantio. A expectativa é identificar viveiros na região com capacidade para o volume de produção e que possam fornecer as mudas. O Programa de Reflorestamento é uma das 43 ações previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Itaocara e faz parte do processo de licenciamento ambiental da usina, acompanhado pelo Ibama.

Ver anterior

VII Encontro Amigos da Canoagem no Rio Paraíba

Ver próximo

Ação social pretende beneficiar famílias carentes do município de Duas Barras

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!