Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Você sabia que a produção de cafés especiais é o diferencial no mercado fluminense? É com esse objetivo de dar visibilidade às regiões cafeicultoras do estado que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com a Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro, Emater-Rio e Sebrae Rio, promovem o V Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro. A grande final vai acontecer na terça-feira (07), no Palácio Guanabara. Entre os dez finalistas, 6 são produtores do Noroeste Fluminense, onde acontece 80% da produção no estado, e 4 da Região Serrana.
O concurso, que também conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense (COOPERCANOL), dá mais destaque aos cafés premiados, permitindo a conquista de novos mercados, a sustentabilidade da cadeia produtiva e o fortalecimento de todo setor.
– O nosso estado ganha muita visibilidade quando o assunto é café. A qualidade dos nossos cafés é destaque em todo país. Isso só é possível graças ao trabalho da Secretaria de Estado de Agricultura, junto com as suas vinculadas, Emater e Pesagro. Com o concurso evidenciamos a atividade e fomentamos ainda mais a produção, que já vem sendo estimulada por meio do nosso programa, o Agrofundo – ressalta o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
Os 10 primeiros colocados receberão um certificado com a pontuação e as características sensoriais do café. Os primeiros lugares recebem certificado e uma placa.
– Os negócios que se estruturam para oferecer aos clientes experiências exclusivas e diversificadas têm tido ótimos retornos. Quem consegue despertar e manter o interesse com qualidade prospera. Essa é uma grande oportunidade, não apenas para participar de um concurso e obter uma premiação, mas de venda e demonstração do café para compradores qualificados – salientou o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
Os concursos e outras ações de mobilização e destaque do trabalho dos produtores têm refletido no aumento na produção de cafés especiais, além da valorização dessa cultura. O evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Ascarj com a divulgação dos resultados e leilão dos cafés finalistas.
Qualidade do Café
Há mais de 10 anos a Emater-Rio vem trabalhando com os produtores na busca pela melhor qualidade do café. Essas ações vão desde a escolha da planta que será cultivada, passando pelo plantio, colheita, pós-colheita e a comercialização, tudo usando o que há de mais tecnológico na produção de cafés no Mundo.
A Emater-Rio conta com uma Q-Grader certificada e credenciada pelo Coffee Quality Institute (CQI). Essa profissional está qualificando técnicos da Emater-Rio e produtores rurais para que a qualidade do café do estado do Rio de Janeiro continue crescendo.
– A Emater-Rio está empenhada para a valorização dos cafés do Rio de Janeiro, trabalhando com capacitação e elaboração de técnicas que possam levar ao aumento da qualidade do café. Muitas práticas de cultivo estão sendo aprimoradas, visando a produção sustentável. Existe um foco no desenvolvimento de tecnologias para a colheita e o pós-colheita buscando garantir a qualidade do café. Neste ponto, a aceitação do produtor às novas práticas é fundamental. Eles têm uma dedicação para manter todos os processos e chegar a qualidade do café – afirmou o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.