Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria de Saúde de Cantagalo espera imunizar, este ano, 80% dos idosos durante a campanha de vacinação gratuita contra a gripe, que começa 5 de maio, quando será realizado o ‘Dia D’, com todos os postos abertos exclusivamente para atender à campanha. Todas as pessoas a partir de 60 anos poderão receber a vacina contra o vírus influenza. A vacinação será feita todos os dias, até 25 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).
Além dos idosos, o Ministério da Saúde está estendendo a vacinação a gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e aos profissionais de saúde. A campanha segue a mobilização nacional da vacinação de idosos, que é uma ação do Programa Nacional de Imunizações.
A vacina não tem contraindicação. Não existe risco de contrair a gripe por causa da vacina, pois o vírus utilizado na medicação é fracionado. Segundo a Secretaria de Saúde, alguns fazem confusão devido a casos de pessoas que, após receberem a vacina contra a gripe, contraíram resfriados ou outras infecções respiratórias, causadas por outros vírus. Mas é preciso ficar claro que não se trata de gripe ou de reação à vacina. Apenas 4% dos vacinados têm dor local e febre, que dura no máximo 48 horas.
A gripe é causada pelo vírus influenza, que sofre várias mutações. É transmitida de pessoa para pessoa, principalmente nos meses mais frios do ano. É uma doença altamente infecciosa, motivo pelo qual a vacinação é realizada anualmente.