“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 14: vencendo a procrastinação e sendo mais produtivo”, por Jalme Pereira

Você já se pegou adiando uma tarefa importante repetidamente, mesmo sabendo que precisava concluí-la? Se você respondeu que sim, você não está sozinho(a). A procrastinação é uma armadilha fácil de cair e mais comum do que se imagina. De acordo com estudos recentes, cerca de 20% da população adulta é composta por procrastinadores crônicos, indivíduos que constantemente deixam para depois tarefas essenciais em suas vidas pessoais e profissionais. Imagine o impacto disso em seus objetivos, sua qualidade de vida e, principalmente, em seu potencial de sucesso.

O ciclo de adiamento contínuo resulta em prazos perdidos, oportunidades desperdiçadas e uma sensação de falta de controle sobre suas vidas, levando ao estresse, à queda na autoestima e, seguramente, ao não cumprimento de metas e objetivos.

A verdade é que todos nós, de alguma forma, procrastinamos em algum momento. Muitas vezes, em relação às tarefas que consideramos menos atraentes, importantes, desafiadoras ou significativas, optando por adiar essas responsabilidades em favor de atividades mais agradáveis ou menos exigentes.

A procrastinação é muito mais do que simplesmente adiar tarefas. Ela está profundamente enraizada em uma variedade de emoções negativas, que podem se manifestar de várias maneiras. Entre elas podemos citar:

1) Ansiedade: algumas pessoas, pelo medo do fracasso, podem simplesmente paralisar ou fugir da conclusão de uma tarefa, criando um ciclo vicioso de procrastinação, onde o fracasso se torna autorrealizável.

2) Frustração: a incapacidade de atender às próprias expectativas, pode levar uma pessoa a evitar uma tarefa difícil ou desafiadora, levando ao sentimento de inadequação.

3) Culpa: a falta de atenção com as próprias responsabilidades pode impedir uma pessoa de fazer progressos significativos em relação às próprias metas e objetivos.

4) Perfeccionismo: algumas pessoas têm medo de não serem capazes de realizar uma tarefa perfeitamente. Elas preferem adiar interminavelmente a tarefa a arriscar fazer algo que consideram menos que perfeito.

5) Falta de motivação: às vezes, as pessoas procrastinam porque não estão motivadas o suficiente para realizar uma tarefa. Isso pode acontecer quando a tarefa não é interessante, relevante ou significativa para elas.

6) Dificuldade em tomar decisões: algumas pessoas procrastinam porque têm dificuldade em tomar decisões. Elas podem ficar paralisadas pela indecisão e adiar a tarefa até que seja tarde demais.

7) Falta de habilidades de gerenciamento de tempo: as pessoas podem procrastinar porque não sabem como planejar, priorizar ou organizar seu tempo de forma eficaz.

8) Sobrecarga de informações: em um mundo cada vez mais conectado, muitas pessoas podem ter dificuldades em concentrar-se em uma tarefa quando há tantas distrações disponíveis.

Aqui está a boa notícia! É possível superar a procrastinação e se tornar mais produtivo. A chave está na autodisciplina e na criação de hábitos produtivos.

1) Para o perfeccionista: reconheça que nem sempre é possível alcançar a perfeição em todas as tarefas. Foque em fazer o seu melhor dentro das circunstâncias. Estabeleça prazos realistas e lembre-se de que muitas vezes é melhor o “feito do que o perfeito”.

2) Para o desmotivado: procure saber claramente o que você precisa fazer, em que quantidade, qualidade e tempo, usando os recursos que você tem. Em seguida, planeje e organize seu trabalho estabelecendo marcos específicos e mensuráveis. Concluir pequenas partes de uma tarefa pode ajudar a criar um senso de realização e motivação (por exemplo: a cada dia é necessário fazer duas peças até completar 20 peças em 10 dias úteis). Isso torna mais fácil iniciar e concluir cada tarefa. Recompense-se ao atingir os marcos importantes.

3) Para aquele que quer evitar emoções negativas: identifique as emoções que estão causando sua procrastinação e aprenda a lidar com elas de maneira saudável. Desenvolva habilidades de enfrentamento para emoções negativas, como ansiedade ou tédio (por exemplo, escreva sobre suas preocupações em um diário ou converse com um amigo de confiança). Aprenda a separar suas emoções das suas tarefas. Lembre-se de que suas emoções não definem sua capacidade de realizar uma tarefa com sucesso.

4) Para o que tem dificuldade em tomar decisões: simplifique suas escolhas. Estabeleça prazos para suas decisões. Limite o tempo que você dedica a ponderar sobre uma escolha e tome uma decisão, mesmo que não seja perfeita. Pratique a confiança em suas habilidades de tomada de decisão. Lembre-se de que é normal cometer erros e que você pode aprender com cada escolha que faz.

5) Para o sobrecarregado de informações: limite sua exposição a distrações, como mídias sociais ou notificações de e-mail. Estabeleça horários específicos para verificar suas mensagens e mantenha seu ambiente de trabalho livre de distrações. Pratique o foco e a concentração. Negocie com as pessoas tempos específicos para foco total e concentre-se nas atividades que contribuem diretamente para seus objetivos de curto e longo prazo. Deixe de lado as tarefas menos importantes.

Agora, imagine como seria sua vida se você pudesse vencer essa tendência de procrastinar. Imagine acordar todas as manhãs com um senso renovado de propósito e determinação, pronto para enfrentar o dia com confiança e produtividade. Isso não apenas transformaria sua vida pessoal, mas também teria um impacto significativo em sua carreira profissional.

Não permita que a procrastinação seja uma barreira entre você e seus objetivos. Chegou o momento de agir e transformar sua vida para melhor.

Escolha uma ou duas estratégias e comece a implementá-las ainda hoje. Pequenas mudanças consistentes ao longo do tempo podem levar a grandes resultados.

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 13: como lidar com as incertezas e frustrações”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Saiba quais programas sociais dão direito à nova parabólica digital

Ver próximo

Municípios da região adotam medidas preventivas após alerta de chuva forte no estado do Rio

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!